A apresentadora norte-americana Savannah Guthrie voltou a fazer um apelo público para os sequestradores de sua mãe, Nancy Guthrie, que, de acordo com as autoridades, pode ter sido sequestrada de casa, em Tucson, no Arizona, há mais de uma semana. Em um vídeo divulgado no último sábado (7), a jornalista afirmou que ela e os irmãos estão dispostos a pagar para que Nancy seja devolvida sem ferimentos.

Continua depois da publicidade

“Recebemos sua mensagem e entendemos”, declarou a jornalista antes de fazer um apelo direto: “Nós imploramos agora que você devolva nossa mãe para nós para que possamos celebrar com ela. Essa é a única maneira de termos paz. Isso é muito valioso para nós e nós vamos pagar”.

A gravação foi publicada após autoridades locais e federais informarem que estão “cientes de uma nova mensagem” relacionada ao desaparecimento. O conteúdo da comunicação, no entanto, não foi detalhado.

Os investigadores responsáveis pelo caso consideram séria a existência de uma nota de resgate que estabelecia prazo até as 17h de quinta-feira (5). O pagamento exigido seria em bitcoin, a primeira criptomoeda do mundo, criada para permitir transações diretas entre pessoas, sem depender de bancos, governos ou intermediários.

Caso o valor não fosse entregue, uma segunda exigência estaria prevista para esta segunda-feira (9).

Continua depois da publicidade

Ex-agente do FBI avalia vídeo feito pela família: “Disciplina”

Um ex-agente supervisor do FBI e negociador de reféns informou à emissora CBS que a mensagem em vídeo da apresentadora revelou “disciplina extraordinária sob uma dor e pressão inimagináveis”. Na avaliação dele, a família ajustou rapidamente sua estratégia pública.

— Em quatro dias, eles passaram de um apelo emocional para uma exigência de prova de vida, até uma oferta pública de pagamento. Cada passo foi projetado para manter a linha de comunicação aberta e reduzir todas as possíveis barreiras ao retorno seguro de Nancy — explicou ele.

O especialista também chamou atenção para a escolha da palavra “celebrar”.

— Essa é a linguagem de resolução, não de confronto. Em qualquer negociação, você quer oferecer à outra parte uma maneira de enxergar esse desfecho de forma positiva e pacífica para ela também. É exatamente isso que a família está fazendo — diz.

Buscas continuam

Uma viatura do Departamento do Xerife do Condado de Pima foi vista em frente à casa de Nancy, enquanto detetives seguem atuando na região das Catalina Foothills. Até o momento, não há suspeitos, pessoas de interesse ou veículos ligados ao caso.

Continua depois da publicidade

Duas fontes policiais afirmaram que os investigadores estão “desenvolvendo boas informações”, mas que “nada é iminente”.

O carro de Nancy foi rebocado para análise de impressões digitais e outras possíveis pistas, e uma câmera instalada no telhado da residência foi retirada. Agentes também estiveram na casa de Annie Guthrie, irmã de Savannah, onde fotografaram a área da garagem.

O FBI anunciou ainda uma recompensa de 50 mil dólares por informações que levem à localização de Nancy ou à prisão e condenação dos responsáveis.

*Com informações de O Globo e CBS