As empresas de médio e grande porte que buscam reduzir custos têm a oportunidade de aumentar sua competitividade por meio do Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL). A redução das despesas operacionais é uma necessidade para negócios que desejam expandir ou otimizar seus recursos, especialmente em tempos de economia desafiadora. 

Continua depois da publicidade

Ao tomar a decisão de realizar a migração para o ACL, as empresas ganham autonomia para negociar contratos que se ajustam às suas necessidades específicas de consumo, de maneira mais flexível e econômica. 

E mais, essa redução nos gastos abre a possibilidade de destinar recursos para outras áreas essenciais da empresa, como:

  • Expansão da equipe e contratação de novos talentos;
  • Modernização de equipamentos e tecnologia;
  • Atualização de instalações e showrooms;
  • Redução de preços ao consumidor final, promovendo maior competitividade no mercado.

Contratos personalizados e flexíveis

Tudo isso se torna possível com o apoio de empresas referência em segurança e inovação no fornecimento de energia 100% renovável. Escolher uma fornecedora de confiança pode gerar uma economia de até 40% nas contas de luz. A ENGIE Brasil Energia tem mais de 25 anos de atuação no Brasil e possui um modelo de negócio que permite aos consumidores do grupo A – indústrias, comércios e propriedades rurais – negociar diretamente os detalhes de seu contrato. 

Continua depois da publicidade

Uma das grandes vantagens do ACL é que – diferente do mercado regulado, no qual as tarifas de energia são definidas pela distribuidora local – é o próprio consumidor quem escolhe o seu fornecedor, o volume, o preço e o prazo da energia contratada. Nesse modelo de negociação ficam garantidas a previsibilidade de custos e adaptabilidade, que são características essenciais do mercado dinâmico. 

Outra estratégia é contratar uma empresa que é também geradora de energia, além de fornecedora. Assim, o cliente sabe exatamente a origem da energia que está utilizando, e isso reforça o seu compromisso com práticas ambientais responsáveis, pois o consumo de energia renovável faz reduzir a pegada de carbono. Ou seja, gera economia alinhando-se às pautas de sustentabilidade praticadas. 

Todos esses diferenciais contribuem para um futuro energético mais verde e limpo, o que é muito valorizado tanto no mercado quanto por consumidores, e auxilia na promoção de uma marca responsável.

“O principal desafio para quem deseja migrar é a falta de informação. Por isso, trabalhamos para melhorar a experiência dos clientes em toda essa jornada. Atuamos na digitalização, com a plataforma Energy Place, que funciona como um e-commerce de energia e portal do cliente, permitindo interação direta com especialistas. Outra frente essencial é o contato direto com os clientes na fase de migração. Temos times de vendas e parceiros de negócios nas regiões com maior contingente de potenciais clientes, para estreitar essas relações na ponta.”, afirma o Gerente de Comercialização de Energia, Maury Garrett. 

Continua depois da publicidade

Experiência e confiabilidade no setor energético

O número de empresas que migram para o Mercado Livre de Energia em busca de mais economia e sustentabilidade está em uma curva ascendente. Somente no primeiro trimestre de 2024, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, foram 5.360 novos consumidores, volume superior a todo o ano de 2022.

Realizar uma operação de migração para o Mercado Livre de Energia requer  experiência, transparência e confiança na empresa contratada. Atualmente, a ENGIE Brasil Energia – que está no ACL desde seu surgimento – é a maior geradora 100% renovável do país e possui uma capacidade instalada superior a 11 GW (gigawatts), que é composta por um parque gerador que inclui hidrelétricas, complexos eólicos e usinas solares. 

A empresa é reconhecida por sua solidez, confiabilidade e suporte completo aos clientes, que vão desde grandes indústrias até empresas de médio e pequeno porte. Destaque para a oferta de apoio da geradora em todo o processo de migração e de monitoramento do consumo – expertise que se traduz em serviços, contratos e atendimento de alta qualidade – permitindo que a decisão pelo Ambiente de Contratação Livre seja segura e econômica.

A ENGIE oferece, após o contrato assinado, acesso a plataformas de monitoramento e relatórios de consumo energético que permitem o acompanhamento da economia em tempo real, além da possibilidade de avaliar o impacto ambiental positivo de sua adesão ao Mercado Livre de Energia.

Continua depois da publicidade

“Nos últimos anos, planejamos e nos preparamos para a expansão do mercado, desenvolvendo e implementando soluções mais simples de migração até produtos sofisticados de gerenciamento de energia para grandes volumes contratados, investindo em digitalização para ganho de escala e eficiência operacional sem inflar custos, garantindo boas taxas de retorno.”, reforça Garret. 

Com esses dados, o cliente tem total transparência sobre os custos e resultados obtidos por meio da sua escolha, o que garante o controle do consumo e possibilita a tomada de decisões estratégicas a longo prazo.

Quero simular agora minha economia de energia

Líder em soluções sustentáveis 

Há mais de duas décadas, a ENGIE Brasil Energnia se mantém protagonista na oferta de soluções sustentáveis e pioneira na transição para o uso de energia verde e fontes renováveis. Dentre os seus destaques estão a segurança no fornecimento de energia contratada e um compromisso inabalável com a sustentabilidade. 

A empresa não atua apenas como geradora de energia, mas também como negócio que contribui para o desenvolvimento socioambiental nas regiões onde atua, promovendo um futuro mais sustentável para o Brasil. A mudança para o ACL apresenta alguns desafios e, por isso, é imprescindível escolher a parceira certa para orientar e acompanhar essa jornada.

Continua depois da publicidade

Para saber mais informações sobre como a ENGIE pode transformar a gestão de energia do seu negócio, acesse aqui.