A Defesa Civil de Santa Catarina publicou um alerta amarelo para uma nova frente fria em metade de Santa Catarina, nesta quarta-feira (29). Grande Florianópolis, Norte, Litoral Norte e parte do Meio-Oeste devem ser as regiões mais afetadas pela chuva intensa e por temporais isolados.

Continua depois da publicidade

A frente fria é associada a dois fenômenos: um cavado (uma área de baixa pressão que favorece a formação de chuva) e uma corrente de jato em altitude (faixa de ventos fortes nas camadas mais altas da atmosfera que ajuda a intensificar e manter o tempo instável).

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica chuva de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo nas regiões Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e parte do Oeste. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, conforme o órgão federal.

Chuva coloca metade de SC em alerta

Risco de alagamentos e enxurradas

Conforme a Defesa Civil, no Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí, a chuva pode ocorrer de forma mais intensa em curto período de tempo entre o final da manhã e a tarde da quarta-feira.

risco é de baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, de acordo com a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Chuva ocorre após massa de ar frio

A frente fria ocorre após a passagem de uma massa de ar frio que deixou a Serra catarinense com temperaturas negativas na terça-feira (28). Em São Joaquim os termômetros marcaram -3,33°C, por volta das 6h, a menor temperatura de 2026 em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual.

Na mesma região, conhecida como a mais fria do país, os municípios de Urupema Bom Jardim da Serra também registraram temperaturas negativas: -2,2°C e -1,8°C, respectivamente.

Imagens impressionantes mostram frio na Serra de SC nesta terça

Vídeo mostra camisa congelada em SC