É momento de reencontros em Blumenau. Após seis anos sem conseguir estádio para jogar em casa, com partidas em outros municípios, os dois times da cidade, Metropolitano e BEC, abrem neste sábado (31) a Série B do Campeonato Catarinense. E o melhor: em um confronto no Estádio do Sesi — desde 2018 os rivais não mediam forças no principal palco do esporte blumenauense. Com um clima que lembra os tempos de Olímpico e Palmeiras, dois dos clubes que fizeram história no passado, Verdão e Tricolor têm em comum o mesmo objetivo: o acesso à elite.

Continua depois da publicidade

O Metropolitano iniciou o ano com mudanças na diretoria. O ex-dirigente do Cuiabá, Ronei Schultze, assumiu a presidência do clube em 1º de fevereiro. Pouco tempo depois, foi a vez do BEC anunciar a transição para o modelo SAF com o apoio de investidores britânicos. Essas movimentações de bastidores agitaram o mundo da bola na cidade com lançamento de planos de sócios, novos uniformes e muita rivalidade virtual. Entre as torcidas, apesar das provocações comuns, não há histórico de violência, o que corrobora a proposta de “clássico da paz” defendida pelas duas diretorias nas últimas semanas.

Dentro de campo, os times fizeram contratações de jogadores conhecidos no Estado e também de alguns completos desconhecidos. O Metropolitano, por exemplo, anunciou a vinda do volante Jean Cléber, ex-Avaí, e do meio-campo Marllon, com passagens pelo Figueirense. Em compensação, trouxe incógnitas como Didinho e Gustavo Barbosa, ambos do futebol nordestino. Já o BEC apostou no experiente meio-campo Diego Jardel e no goleiro Glédson, os dois ex-Avaí, mas trouxe nomes como Luketa e Vinícius Jaú.

Campo preparado

O Blumenau também iniciou a preparação uma semana mais cedo em relação ao Metropolitano, porém ambos começaram os trabalhos de olho na Série B do Estadual ainda em abril. Tricolor fez três jogos-treinos, diante de Marcílio Dias (duas vezes) e Joinville. O Verdão encarou os mesmos adversários, porém apenas uma vez cada. Em todos os casos, os resultados das partidas não foram divulgados e os trabalhos não foram abertos à imprensa.

Continua depois da publicidade

Treinadores com perfil em comum

O primeiro time a anunciar o treinador foi o BEC, em abril. O escolhido pela diretoria foi Leandro Mehlich, de 50 anos, natural de Santana do Parnaíba (SP). O comandante do Tricolor tem passagens pelo interior de São Paulo e estava no Rio Branco-SP antes de vir ao Vale do Itajaí. Já o Metropolitano confirmou no fim do mês passado Evandro Guimarães como técnico, com passagem vitoriosa pelo Inter de Lages, em 2023, quando subiu à primeira divisão do Campeonato Catarinense. Evandro tem 51 anos e na carreira defendeu principalmente times do Nordeste.

Alta procura e ingressos esgotados

Apesar de a capacidade do Estádio do Sesi ser maior, os órgãos de segurança liberaram apenas 3,1 mil ingressos para o Clássico do Chope. Com isso, houve uma intensa procura pelas entradas, que só foram liberadas pelo Metropolitano no fim da semana. Rapidamente, toda a carga colocada à disposição foi esgotada e não há previsão, pelo menos neste momento, de que haja ingressos à venda nas bilheterias do Estádio do Sesi. A expectativa é de arquibancadas completamente lotadas, o que não ocorre há pelo menos uma década.

O regulamento da Série B do Catarinense 2025

Metropolitano e BEC abrem a Série B do Catarinense, mas outros sete times também disputarão o sonhado acesso à elite do futebol catarinense: Juventus (Jaraguá do Sul), Porto (Porto União), Carlos Renaux (Brusque), Fluminense do Itaum (Joinville), Nação (Araquari) e Camboriú. O Inter de Lages, rebaixado no ano passado, decidiu, por problemas financeiros, não participar da Segunda Divisão em 2025.

Os nove times se enfrentam em turno único, todos contra todos. Os dois primeiros colocados se classificam direto à semifinal, ou seja, para a disputa direta pelo acesso à Série A. Já do 3º ao 6º há uma fase de quartas de final para definir os outros dois semifinalistas. Todos os jogos de mata-mata serão em formato de ida e volta, sendo que os finalistas garantem uma das 12 vagas na Primeira Divisão.

Continua depois da publicidade

Um será rebaixado à Série C do Estadual de 2026.

A tabela da 1ª rodada

31/5, 15h | Metropolitano x BEC | Estádio do Sesi
1º/6, 15h | Juventus x Porto | Estádio João Marcatto
2/6, 19h30min | Carlos Renaux x Fluminense do Itaum | Estádio Augusto Bauer
2/6, 20h | Nação x Camboriú | Arena Joinville

Leia mais

Projeto de lei revela quanto vai custar afinal a municipalização do Sesi em Blumenau