O pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (PSD), afirmou nesta segunda-feira (18) que a pré-candidatura dele “independe” das revelações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL), após o vazamento de mensagens entre o parlamentar com o banqueiro Daniel Vorcaro. A declaração foi dada durante a participação dele no Conexa 2026, evento que ocorre em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Questionado se o caso poderia abrir espaço para o crescimento da candidatura dele no campo da direita, Caiado disse que sua campanha não é baseada em “oportunismo”.

A minha candidatura independe dessa situação. É uma candidatura em eu quero ser conhecido. Vocês tão me dando uma oportunidade ímpar. Eu sou desconhecido por 53% da população brasileira. O meu jogo nunca foi de oportunismo. O meu jogo é um jogo de conteúdo. Meu jogo é um debate de conhecimento, de propostas. Esse é meu jogo — afirmou.

Na entrevista, Caiado também afirmou que a polarização política têm atrasado o desenvolvimento do país e defendeu um debate centrado em propostas. O governador de Goiás afirmou que a sociedade brasileira “não quer mais caminhar no escuro” e criticou o ambiente político nacional desde 2018.

— O que que isso produziu de resultado para o Brasil? Produziu perda de espaço no mercado internacional, perda na inteligência artificial, perda no ganho per capita, perda no desenvolvimento de tecnologia, perda no avanço da ciência e da pesquisa, perda na educação — declarou.

Continua depois da publicidade

Quem são os pré-candidatos à Presidência em 2026

Pré-candidatura de Caiado

A pré-candidatura de Caiado à Presidência pelo PSD foi anunciada em março. A escolha ocorreu após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior, em uma disputa interna que envolveu também o governador do Rio Grande do sul, Eduardo Leite. Em Santa Catarina, Caiado contará com palanque de João Rodrigues, atual prefeito de Chapecó, que irá disputar o governo do Estado pelo PSD.

Ronaldo Caiado é médico de formação e ficou conhecido ainda nos anos 1980 como liderança da União Democrática Ruralista, ligada ao agronegócio. Foi eleito deputado federal por vários mandatos a partir de 1991 e, depois, senador por Goiás. Em 2018, venceu a eleição para governador e foi reeleito em 2022.