Você, com certeza, já deve ter assistido algum episódio da série norte-americana The Office, seja para maratoná-la ou então scrollando os canais em seu aparelho televisivo. A sitcom, que estreou em 2005 e conta com nove temporadas já finalizadas, é muitas vezes lembrada pelo público por ter sido construída num formato diferente dos seriados tradicionais: o mocumentário.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que acontece é que, em meio aos episódios, os personagens fazem diferentes relatos para uma empresa que está documentando o cotidiano dos empregados da fictícia empresa de papel Dunder Mifflin, situada em Scranton, na Califórnia. Nestas situações, eles conversam diretamente com a câmera, como se estivessem falando enquanto olham para o espectador.

Diante deste falso documentário, The Office pode ser considerado, para além do gênero da comédia, como um mocumentário. Mas o que caracterizam essas produções? Veja a seguir.

Continua depois da publicidade

O que são mocumentários

Os mocumentários nada mais são do que pseudo documentários ou, então, falsos documentários. O termo foi cunhado a partir das palavras inglesas mock e documentary que, juntas, formam “mockumentary”, em inglês, ou, então, mocumentário em tradução literal. Produções do gênero são compostas por teores de humor aliados às características já consolidadas de documentários.

Entre elas podemos citar a utilização de entrevistas, depoimentos e recortes na edição final para construir a história que se quer contar.

Exemplos de mocumentários famosos

Continua depois da publicidade

Parks and Recreation

Em Parks and Recreation o público acompanha o cotidiano dos empregados do departamento de parques de Pawnee, uma pequena cidade do estado do Indiana.

O departamento é comandado por Ron Swanson, um sujeito anti-governo, mas tem como figura central Leslie Knope, uma dedicada funcionária. Ela tem Ann Perkins como melhor amiga e Ben Wyatt como grande parceiro. April Ludgate, Tom Haverford, Andy Dwyer, Jerry Gergich, Donna Meagle e Chris Traeger completam a turma.

No momento, em outubro de 2023, a série Parks and Recreation não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Continua depois da publicidade

Arrested Development

De família tradicional da Califórnia, os Bluth têm grande força no ramo imobiliário. A empresa da família, no entanto, acaba em meio a uma investigação judicial que leva à prisão do patriarca George Bluth. Com o pai na cadeia, Michael Bluth assume a responsabilidade de cuidar dos negócios ao mesmo tempo em que tenta manter a família unida. A série está disponível na Netflix.

Jury Duty

Jury Duty, ou, em português, Na Mira do Júri, mistura comédia e reality show. Nela, todos os personagens são convocados para um júri onde todos do tribunal têm a missão de criar as situações mais absurdas possíveis, exceto por um membro que não tem noção do que esá acontecendo. No formato de um clássico tribunal americano, doze jurados se comprometem em dizer nada além da verdade.

Porém, onze deles são atores e apenas um acredita que aquele julgamento é verdadeiro. A série está disponível na íntegra na Amazon Prime Video.

Continua depois da publicidade

The Office

The Office retrata o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia. Filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, os funcionários tem como função vender o suprimento de papel fornecido pela companhia. Michael Scott, gerente da franquia, é um chefe incoerente e imaturo mas que se preocupa com o bem estar de seus empregados.

Assim, The Office traça um olhar cômico e honesto sobre seus personagens, destacando suas diferenças e particularidades e como isso afeta a convivência diária durante o trabalho.

Embora, à princípio, não exista um laço emocional muito forte entre eles, aos poucos amizades são formadas e os funcionários da Dunder Mifflin se tornam uma espécie de segunda família. Entre as relações mais memoráveis de The Office está o casal Jim, um vendedor, e Pam, a recepcionista. A série pode ser assistida na:

Continua depois da publicidade

Modern Family

Modern Family retrata o dia a dia de três famílias interligadas entre si. Nela, Jay Pritchett é um homem mais velho que se casa com a latina Glória, muitos anos mais nova que ele.

Os dois moram com o filho dela, Manny, e convivem diariamente com os filhos do primeiro casamento de Jay: Caire e Mitchell. Ela é uma dona de casa casada com o corretor de imóveis Phil Dunphy e que luta para dar a melhor educação para os filhos Haley, Alex e Luke. Já Mitchell vive um relacionamento com Cameron Tucker, que tem como fruto a filha adotiva Lily. A série pode ser assistida no Star+.

Leia também

O que há por trás de “O Som da Liberdade” e das polêmicas da produção

Todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme da história

Destaques do NSC Total