Um morador de Joinville com 104 anos foi homenageado pela Câmara de Vereadores na última quarta-feira (14). Martiniano de Oliveira faz aniversário nesta quinta-feira (15) e recebeu uma moção honrosa do Legislativo por ser uma das pessoas mais idosas da cidade.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O idoso é popular no bairro Jardim Paraíso, na zona Norte de Joinville, onde mora há mais de 30 anos. Martiniano é natural de Minas Gerais, morou no Paraná e Rondônia, mas vive na cidade catarinense há três décadas.

O homenageado foi casado por 76 anos com Manoelina de Jesus, falecida aos 99 anos. Eles tiveram cinco filhos, sendo que dois também já faleceram.

O autor da moção, vereador Ascendino Batista (PSD), explicou que Martiniano é admirado pela família e na comunidade por ser uma pessoa ativa, além de realizar todas as tarefas diárias sozinho.

Continua depois da publicidade

— [Martiniano] é uma inspiração à sua família, amigos e comunidade, de uma pessoa que sempre soube valorizar bons hábitos para ter uma vida longa e saudável — diz na justificativa do pedido de moção, aprovada pelos demais vereadores.

O parlamentar afirma que o idoso gosta de fazer atividades físicas em casa e apenas usa medicações para pressão arterial. Martiniano ainda tem o hábito de lavar as roupas sozinho, vai ao mercado e verdureira quase diariamente, e também faz questão de preparar a própria alimentação no fogão à lenha que tem em casa.

A rotina inclue acompanhar os acontecimentos diários pela televisão e rádio, além de ter o hábito de dormir às 22 horas para acordar cedo, por volta das 7 horas.

Vereadores fizeram homenagem na última quarta-feira (14)
Vereadores fizeram homenagem na última quarta-feira (14) (Foto: Mauro Artur Schlieck, CVJ)

Leia também:

Joinville recebe campeonato de patinação artística com entrada gratuita

Continua depois da publicidade

Onde trocar figurinhas do álbum da Copa do Mundo em Joinville

Joinville terá vacinação contra a poliomielite em formato drive-thru

Destaques do NSC Total