Um morador de Joinville divulgou nesta quinta-feira (12) um vídeo que mostra o rio Guaxanduva com a água vermelha, na região do bairro Comasa, na zona Leste da cidade. Após a denúncia, a Secretaria do Meio Ambiente investiga o que pode ter causado a coloração diferente.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo Gerson Lopes, morador do bairro Comasa, a mudança na qualidade da água já foi percebida em setembro, quando ela começou a aparecer com cores diferentes. Desde então, a população da região tenta entender o que pode estar causando o problema.

– A gente acredita que possa ser algo relacionado ao depósito ou despejo de alguma empresa às margens do rio porque não é a primeira vez em que está vindo assim. Além da coloração, já aconteceu de vir com espuma de banco, resto de colchão, bastante coisa – conta.

Após fazer a denúncia, Gerson espera que a prefeitura ou outro órgão ambiental possam tomar providências para que o problema se encerre. De acordo com ele, a coloração e os demais resíduos jogados no rio prejudicam toda a região, além da fauna da Baía da Babitonga.

Continua depois da publicidade

Por meio de nota, a prefeitura informou que um fiscal da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) foi até o local, próximo da rua Victor Konder. O município afirma que estão sendo feitas investigações na tentativa de identificar o que pode ter causado a coloração do rio.

A orientação é para que os moradores próximos que tenham informações sobre o caso enviem o material pela Ouvidoria da Prefeitura, pelo site ou aplicativo Joinville Fácil.

Leia também:

Preso por atacar influenciadora na rua em Joinville é denunciado por estupro; entenda

FOTOS: Incêndios em carro e imóvel ligados a prefeito preso de Itapoá são investigados

VÍDEO: Cabine de caminhão pega fogo e trânsito é interditado na BR-280, em Araquari

VÍDEO: Menino é atropelado na faixa de pedestres e tem ferimentos graves em Jaraguá do Sul

Destaques do NSC Total