Luana de Araújo, moradora de Santa Catarina, viralizou nas redes sociais depois de publicar um vídeo em que mostra a semelhança com a personagem virtual Lu do Magalu (assista abaixo). Ela mesma nunca tinha se dado conta do quanto se parece com a avatar da loja Magazine Luiza. Mas resolveu conferir depois de tanto os outros falarem. Aí veio o post de 20 milhões de visualizações em menos de 48 horas.

Continua depois da publicidade

A popularidade repentina ampliou a visibilidade profissional de Luana, que atua há seis anos na área da terapia holística. Ela trabalhava como influencer no Instagram e perdeu o perfil com 42 mil seguidores há três anos por uma invasão hacker. Nessa mesma época, focou no estudo da terapia e começou a construir um novo perfil, voltado para esta área.

Foi em uma postagem inocente, em que mostrava um trabalho de benzimento que fez em uma sessão de terapia que a semelhança à personagem começou a ser mencionada. Em um vídeo que comentava sobre a similaridade com a avatar, publicado em 27 de novembro, os comentários logo se encheram de brincadeiras de internautas, que perguntavam se Luana era, na verdade, uma cosplayer da Lu do Magalu.

Outros indagaram se tudo não passava de um vídeo feito por inteligência artificial avançada e indagavam se a terapeuta existia de verdade, com provocações para que a Lu do Magalu pedisse os direitos autorais à catarinense.

“Agora a inteligência artificial fez um humano? Me perdi na evolução das coisas”, brinca um dos seguidores, o também influenciador Caio Novaes, mais conhecido como Ana Maria Brogui.

Continua depois da publicidade

Confira fotos da Luana

— Fui ver o perfil da Magazine porque dava risada, mas eu não levava muito a sério. E aí fiz um story falando: “Gente, não dá para me defender. Fui lá ver o avatar mesmo, e é realmente muito parecida, a boca, o rosto, o cabelo e tudo mais. Mas ela é linda, é próspera, elegante, ela é influencer, então aceito vocês me chamem de Lu do Magalu!” — brinca Luana.

Uma agência da Magazine Luiza logo chamou a influencer para uma collab no Instagram, que também viralizou. Com roupas parecidas e imitando alguns gestos e posturas da personagem, Luana e a avatar virtual posaram lado a lado imitando uma a outra e a loja questionou os internautas: “Real ou I.A.? Buguei aqui”.

— Em 24 horas viralizou, com seis milhões de visualizações. O meu perfil foi para mais ou menos uns 15 mil seguidores em dois dias — conta a influencer, que agora soma 56,7 mil seguidores.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo feito em parceria com a loja