Pode parecer estranho a muitos moradores de Blumenau, mas existe uma parcela considerável da população que nunca sequer ouviu falar de três parques importantes na cidade, um deles bem no Centro. É o que mostra uma pesquisa feita pelo projeto Focus da Furb.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Para entender os hábitos de lazer dos blumenauenses, 167 entrevistadores enviaram no final do ano passado um questionário a 2,5 mil moradores com mais de 18 anos — sendo que a maioria (24,1%) tinha entre 45 e 59 anos. A amostra evidenciou que 20,5% dos entrevistados não conheciam, nem mesmo de ouvir falar, o Parque São Francisco, que fica atrás do shopping Neumarkt.

Já 17,8% responderam o mesmo sobre o Parque da Artex, que é a mais nova opção de lazer no Garcia, e 15,7% sobre o Parque das Nascentes, também no Sul do município. Na outra ponta, os mais “queridinhos” dos moradores são a Vila Germânica, o Parque Ramiro Ruediger e a Rota do Lazer, onde 65,2%, 53,1% e 43,6%, respectivamente, disseram que costumam frequentar esses espaços.

Veja a lista

Percentual de quem respondeu “Não conheço, nem mesmo de ouvir falar”:

Continua depois da publicidade

  • Parque São Francisco – 20,5%
  • Parque da Artex – 17,8%
  • Parque das Nascentes – 15,7%
  • Parque Spitzkopf – 10,7%
  • Feiras de Artesanato – 10,6%
  • Nova Rússia – 10,5%
  • Rota de Lar da Rua XV – 4,5%
  • Complexo Esportivo do Sesi – 3,9%
  • Teatro Carlos Gomes – 2%
  • Parque Vila Germânica – 0,6%
  • Parque Ramiro Ruediger – 0,5%

Outra característica identificada pela pesquisa foi referente à forma como o blumenauense se diverte: 71% revelaram que as principais atividades de lazer são feitas em lugares privados, como shoppings, clubes, em casa ou na academia. E na maioria dos casos (61,5%), esses momentos “off” são curtidos coletivamente, seja em casal, com amigos ou familiares.

Veja fotos

Os desconhecidos

Para quem se encaixa no percentual de quem desconhece os parques das Nascentes, São Francisco e da Artex, segue o serviço:

Continua depois da publicidade

Parque da Artex

O Parque Prefeito Carlos Curt Zadrozny, que fica na antiga associação da Artex, foi inaugurado no final de setembro do ano passado. A nova opção de lazer funciona todos os dias das 5h às 23h. Entre as estruturas disponíveis estão quatro campos de futebol suíço, quadras de beach tênis, vôlei de areia, parquinhos, espaço para caminhada, academia ao ar livre, e um labirinto composto por 2400 árvores.

Parque das Nascentes

O espaço é uma importante área de preservação da biodiversidade. Entre a floresta Atlântica há trilhas autoguiadas, rios, cachoeiras, mirante, acampamentos e locais para banho. A entrada custa R$ 20, mas o parque abre somente aos finais de semana e feriados, das 9h às 18h no verão e das 9h às 17h em outras épocas do ano. O endereço é Rua Santa Maria, nº 14.000, no bairro Progresso. Outras informações neste link.

Parque São Francisco

Com entrada gratuita, o Parque São Francisco fica na Rua Ingo Hering, nº 390. O espaço abre todos os dias, mas de terça a domingo o atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, e nas segundas, das 13h às 17h. Se chove, o parque não abre. Lá, o visitante tem muita mata nativa à disposição, quatro trilhas para percorrer e explorar (visualmente, claro) a fauna e flora. Acompanhe o perfil do parque no Instagram.

Leia mais

Valores, atrações e horários: tudo sobre a Osterfest 2025 em Pomerode