Morreu na última terça-feira (8) Zulmar Leão, considerado um dos primeiros shapers de Santa Catarina. Ele tinha 64 anos e a morte causou comoção no mundo do surfe catarinense. O surfista estava internado em um hospital de Joinville e a causa do falecimento não foi divulgada. 

Continua depois da publicidade

​> ​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp​

Zulmar iniciou a carreira nos anos 1980 e, segundo Leonardo Naka, seu amigo pessoal e diretor da Associação de Surfe da Prainha (ASP), ele produziu cerca de 50 mil pranchas (os shapes) no Brasil e no exterior. 

Nos últimos anos, estava morando e trabalhando em São Francisco do Sul em uma loja de artigos esportivos. Zulmar era conhecido na cidade como “Zumico”. 

— Quase 50 mil pranchas… é quase um mestre Jedi do surfe — destaca Naka. 

Continua depois da publicidade

Deixou um legado

Nascido do Norte de SC, Zulmar trabalhou por anos na Espanha como shaper e, de volta ao Brasil, ficou quase uma década na Oceano Surfwear, em Joinville. Nas redes sociais, a loja lamentou a morte e o definiu como um “cara muito caprichoso em tudo o que fazia”. 

Em seguida, ele passou a atuar na Pró-Ilha Surfboards, em São Francisco do Sul – uma das maiores fábricas de prancha do país -, onde ficou até seus últimos dias de vida. 

Para a Federação Catarinense de Surf, Zulmar deixa muitas histórias e saudades. Leonardo Naka ainda diz que o shaper deixou um legado lindo para o mundo do surfe, já que era um grande incentivador do esporte. 

Continua depois da publicidade

— Ele era uma pessoa alegre, carismática. Shapeou pra grandes nomes do esporte. São Chico e o resto do mundo do surfe lamentam profundamente a sua partida — finalizou o surfista. 

Zulmar foi velado e cremado nesta manhã de quarta-feira (9) no Cemitério Municipal de Joinville. A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho. 

Leia também

Feira e atividades de lazer na antiga prefeitura marcam 171 anos de Joinville; veja fotos

Espinheiros e rota do Piraí oferecem belezas naturais e gastronomia em Joinville

Edital para ponte de mais de R$ 100 milhões em Joinville deve ser lançado neste semestre

Joinville mantém posição de acompanhar Estado em regras para máscaras

Destaques do NSC Total