A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis divulgou a lista dos 62 filmes selecionados para a sua 19ª edição. Previsto para ser realizado entre os dias 27 de junho e 4 de julho, a organização optou por adiar o evento por conta da pandemia de covid-19 e a necessidade de isolamento social.
Continua depois da publicidade
– Acreditamos que neste momento informar os selecionados pode nos ajudar a ter esperanças e a certeza que este momento vai passar – afirma Luiza Lins, idealizadora e coordenadora do evento.
Foram 41 produções nacionais e 21 internacionais escolhidas entre 198 inscritos. No site da Mostra é possível conferir todos os filmes selecionados. Na programação da 19ª edição da Mostra estão curtas, médias e longas-metragens dos gêneros ficção, animação, documentário, cinema experimental, nacionais e internacionais. Também foram selecionados em torno de 10 filmes produzidos por crianças em projetos em escolas e comunidades.
Neste ano Santa Catarina surpreendeu, alcançando a segunda colocação com 20 curtas-metragens submetidos. O primeiro lugar ficou com São Paulo – 33 filmes, e o terceiro com Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, empatados com o envio de nove filmes.
No cenário internacional, países nunca antes inscritos na Mostra participaram da seleção, como Mongólia, Bulgária e Singapura. Outra surpresa foi o Irã, que enviou 11 curtas-metragens. Ao todo, 28 países enviaram seus filmes para a Mostra de Florianópolis, o que comprova a importância do evento no cenário internacional.
Continua depois da publicidade
A coordenação sinaliza que existe um desejo de realizar a Mostra, que já atingiu mais de um milhão de crianças e famílias em 18 anos de atividades, ainda este ano, na primavera.
A 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem patrocínio da Eletrosul – Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil, da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), da Statkraft Energias Renováveis S.A e da Engie Brasil Energia.