nsc
hora_de_sc

Parabéns!

5 motivos para comemorar o aniversário

Tradição começou no Egito e na Grécia nos anos antes de Cristo

22/09/2021 - 12h28

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Veja cinco motivos para comemorar aniversário
Veja cinco motivos para comemorar aniversário
(Foto: )

A celebração de festas de aniversário é quase tão antiga quanto a humanidade. Além disso, essa tradição traz vários benefícios para a saúde de quem já colocou como compromisso anual a comemoração da data do nascimento. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Mais que apenas uma data para ganhar presentes, celebrar o aniversário é uma tradição que começou no Egito e Grécia antigos por volta de 3000 a.C. e sobrevive até hoje. Atualmente, o momento tão esperado de soprar as velinhas e reunir pessoas queridas ajuda as crianças a marcar o tempo e reforça laços familiares e emocionais. Confira cinco motivos para comemorar o aniversário, seu ou de quem você ama.

Quando começou a se comemorar aniversário

Na antiguidade, os gregos celebravam Artemis, a deusa da caça, sempre no sexto dia do mês, com bolos redondos de mel, simbolizando a lua cheia, e muitas velas. No Egito e Grécia antigos, essa cerimônia era feita apenas para deuses e faraós. Segundo historiadores, esse costume teria sido adotado também na Alemanha na Idade Média, quando camponeses festejavam a data de nascimento de seus filhos.

No século 4, a Igreja Católica passou a celebrar o Natal, que representa o nascimento de Cristo e com isso o hábito de celebrar aniversários ganhou força e novos símbolos. O ato de presentear, por exemplo, tem o objetivo de cercar o aniversariante com proteção e apreço.

5 motivos para comemorar aniversário

  • Marca a passagem do tempo
  • Aumenta a autoestima
  • Foralece laços
  • Estabelece relações sociais
  • Cria memórias positivas

Marca a passagem do tempo

Festas de aniversário são importantes marcos temporais para crianças pequenas, Para elas, é o que marca a nova idade e o seu crescimento, já que ainda não têm a noção de passagem do tempo como os adultos.

> Pais são obrigados a vacinar os filhos? Entenda

Aumenta a autoestima

Tirar um momento para celebrar a criança a faz sentir amada e importante dentro do núcleo familiar. O mesmo acontece na escola ou em grupos de amigos, por exemplo. É um exercício importante para a criança desenvolver seu senso de autoestima e pertencimento.

Fortalece laços

As tradições familiares são muito importantes para estabelecer e fortalecer laços emocionais. Cada família celebra à sua maneira e é isso que faz com que as relações se tornem muito especiais. Afinal, aquele doce que só a vó ou a mãe fazem ou a maneira diferente como o pai canta Parabéns são coisas simples que unem a família e criam memórias.

Estabelece relações sociais

Convidar familiares e amigos para celebrar o aniversário ou ser convidado para a festa de um colega são interações essenciais para o desenvolvimento das crianças. Essas tradições ajudam a estabelecer valores como companheirismo, empatia, autoestima e bondade, entre outras.

Cria memórias positivas

Por mais simples que sejam as comemorações, momentos especiais como a data do aniversário são ótimos para criar memórias afetivas que permanecem conosco durante toda a vida. E aqui, todos os sentidos podem ser usados: o sabor único de um doce caseiro, o cheirinho que sai da cozinha, o abraço forte recebido de quem se ama, as músicas e paródias de cada família.

Leia também:

Como são formados os preços dos combustíveis

Tiktok dá dinheiro?

Melhores horários para ir à praia em SC

Combinação de vacinas contra a Covid-19? Entenda o que já se sabe

Colunistas