Fumaça no capô ou luz de temperatura acesa são sinais de motor quente demais. Isso indica que o sistema de arrefecimento não funciona idealmente para manter a temperatura certa.

Continua depois da publicidade

Mesmo raro em carros novos, superaquecimento pode surgir em calor extremo ou viagens longas. Agir de cabeça quente, como desligar logo ou abrir o reservatório quente, piora o problema.

Um passo a passo simples e estratégico ajuda a resfriar o motor com segurança. Saber o que fazer evita danos maiores ao veículo.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Estacione com segurança

O primeiro passo é parar o carro rápido em um local seguro. Notou os sinais? Procure um bom lugar para estacionar. Sua segurança e a dos outros motoristas são prioridade neste momento.

Não desligue logo de cara

Ao parar, não desligue o motor imediatamente. Deixe-o ligado por uns minutos. Assim, o sistema de arrefecimento continua circulando o líquido. Isso ajuda a dissipar o calor gradualmente e evita choques térmicos nas peças.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Adeus, ar-condicionado!

Para reduzir a carga do motor e ajudar a baixar a temperatura, desligue o ar-condicionado. Em seguida, abra todos os vidros. Essa ação simples melhora a ventilação natural e ajuda o calor a sair mais rápido do compartimento.

Continua depois da publicidade

Ligue o aquecedor

Parece estranho, mas ligar o aquecedor ajuda a esfriar o motor. O calor do sistema de arrefecimento é transferido para a cabine do carro. É desconfortável para você, mas muito eficaz para auxiliar o resfriamento geral do sistema.

Olhe o ventilador do radiador

Com o carro parado e o motor ligado, verifique se o ventilador do radiador está funcionando. Se estiver ativo, ele continua resfriando o líquido dentro do radiador, mesmo sem movimento. Sua função é crucial para o controle térmico estacionário.

Verifique o líquido (com cuidado)

Espere o motor esfriar completamente antes de verificar o nível do líquido de arrefecimento. Com cuidado, abra o capô e olhe o reservatório de expansão. Se o nível estiver baixo, complete com o fluido adequado. Nunca, jamais, abra o reservatório com o motor quente.

Continua depois da publicidade

Dicas extras

• Se ainda estiver em movimento e não puder parar na hora, use o freio-motor para diminuir a velocidade.

• Com o carro parado, acelerar levemente e com cautela pode ativar a bomba d’água para circular o líquido e auxiliar

Leia também

Por que os ouvidos tampam na descida da serra? Ciência explica

Quanto tempo esperar para dirigir após beber? Entenda a lei seca