Trafegar pela BR-470 entre Navegantes e Indaial proporciona diferentes experiências ao motorista a depender do trecho: faixas duplicadas, pistas simples, buracos, boa sinalização, falta dela… Os desafios aumentam quando os próprios condutores escolhem tomar atitudes perigosas, como as flagradas pela reportagem da NSC TV e NSC Total.

Continua depois da publicidade

Em diferentes pontos, onde a mureta que divide os dois sentidos ainda não foi finalizada ou há canteiros, carros, motos e até bicicletas usam o espaço para fazer o retorno. Além de arriscada, a manobra é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro. O infrator flagrado recebe multa de quase R$ 294 e perde sete pontos na carteira de habilitação.

Na prática, porém, o fato de ser infração gravíssima não impede a imprudência (veja nas fotos abaixo). A Polícia Rodoviária Federal informou que faz rondas pela região e sabe que os motoristas usam os canteiros para a manobra.

“Caso algum veículo seja flagrado nesta situação, pode ser enquadrado no artigo 206 III do CTB: ‘Executar operação de retorno passando sobre canteiros de divisões de pista’, multa gravíssima”, detalhou a corporação.

Veja em fotos os flagrantes feitos 

“Embora já abertos ao tráfego, muitos pontos da BR-470 duplicada ainda não estão totalmente concluídos. Faltam obras complementares a serem feitas pela empresa licitada pelo DNIT. Entre estas obras está a mureta divisória que separa os fluxos opostos, que atualmente começa apenas no Km 36 da rodovia em Gaspar e segue até Indaial”, avaliou ainda a PRF.

Continua depois da publicidade

O resultado são frequentes casos que colocam em risco a segurança dos condutores.