Inspirado no legado de Antonieta de Barros, o movimento Antonietas, da NSC, fecha mais um ano reforçando seu compromisso com a valorização da força e do protagonismo feminino em Santa Catarina. Lançado em maio de 2024, o projeto consolidou-se como um espaço de diálogo, visibilidade e transformação, reunindo mulheres de diversas regiões e áreas de atuação para compartilhar histórias, desafios e iniciativas que inspiram toda a sociedade catarinense.
Continua depois da publicidade
Ao longo de 2025, o movimento promoveu encontros e debates que reforçaram sua missão de inspirar, conectar e transformar. Em maio, reunindo mulheres empreendedoras para discutir protagonismo, inclusão e negócios no Potências Femininas, realizado no Sebrae SC. Em julho, foi a vez do Potências Negras dedicado à valorização, troca de experiências e apresentações culturais, destacando histórias de vida que fortalecem a diversidade. Já em agosto, o projeto promoveu o Antonietas contra a violência doméstica, um espaço de reflexão e debate sobre a violência sofrida pelas mulheres no Brasil.
E por fim, nesta quarta-feira (10), o movimento realizou seu último encontro de 2025 com o objetivo de gerar comunidade e ampliar o projeto com a participação de embaixadoras, mulheres da Grande Florianópolis que representam diversas áreas e segmentos. A partir de 2026, a rede de embaixadoras será ampliada para todas as regiões de Santa Catarina.
O Movimento Antonietas ganhou destaque nos veículos da NSC por meio de conteúdos multimídia que deram visibilidade a personagens reais, iniciativas de impacto e reflexões comportamentais, por meio de histórias que evidenciam a potência feminina de Santa Catarina e reforçam a missão do movimento: inspirar, conectar e transformar. Desde o lançamento, foram mais de 600 conteúdos publicados.
Para 2026, a NSC ampliará o alcance do projeto para além das telas, com a realização e a participação em eventos e campanhas que destaquem as mulheres catarinenses e impulsionem a igualdade na sociedade.
Continua depois da publicidade
— Nosso objetivo para mais um ano é levar as ações para todas as regiões do Estado, além de trabalhar na formação de gerações futuras — afirma Daniella Peretti, gerente-geral de telejornalismo da NSC TV, e uma das integrantes do movimento.
Confira as embaixadoras que participaram do último evento Antonietas:
Vanessa Cavallazzi – presidente MPSC
Betina Ramos – Acate e Nanovetores
Annalisa Dal Zotto – conselheira de administração de empresas
Maria Teresa Bustamante – Fiesc
Fernanda Bornhausen – Social Good
Silvia Marafon – conselheira de empresas, palestrante e referência em tecnologia
Gabriela Brincas – diretora Baía Sul Mulher
Valda Stange – CEO Top Med
Adriana Freitas– oncologista
Daiane Gubert – educadora financeira
Grasiela Medeiros – fundadora da rede de empreendedorismo Conecta Migra
Patrícia Zimermann – coordenadora das delegacias de proteção à criança, adolescente, mulher e idoso em SC
Sabrina Aroucha – nefrologista pediátrica
Solange Borghesan – vice-presidente da Acif e coordenadora do prêmio Acif Mulheres Que Inspiram
Sônia Carvalho – da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros
Jessica Cardoso – fundadora do interprêta – gera renda para mulheres pretas através da acessibilidade comunicacional
Continua depois da publicidade
Priscila de Freitas – escritora, mestre em educação e co-fundadora do projeto Viva Monte Serrat
Solange Adão – atriz e arte educadora. Coordenadora do Pegada Nagô
Aline da Costa Araújo – contadora e comunicadora preta
Fernanda Quadros – Psicóloga e especialista em RH
Eveline Orth – produtora cultural
Amandah Amancio – cantora

