nsc
    dc

    Eleições 2020

    Cinco eleitores são presos e 126 urnas são substituídas em SC, diz TRE

    Mulher foi detida por fazer panfletagem de um candidato a vereador em Palhoça, na Grande Florianópolis

    15/11/2020 - 12h08 - Atualizada em: 15/11/2020 - 15h12

    Compartilhe

    Carolina
    Por Carolina Fernandes
    Jean
    Por Jean Laurindo
    eleicoes-2020-urna-eletronica
    Pelo menos 58 urnas foram substituídas até as 12h deste domingo, segundo a Justiça Eleitoral
    (Foto: )

    Cinco eleitores foram presos por crime eleitoral em Santa Catarina até as 16h deste domingo (15). em um dos casos, uma mulher foi presa em flagrante em Palhoça, na Grande Florianópolis. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC), ela estava fazendo panfletagem com material de propaganda de um candidato a vereador próximo ao local de votação, o que é considerado crime eleitoral.

    > Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

    > Eleições 2020: data, prazos e regras do calendário eleitoral

    Outras 26 ocorrências também foram registradas em Santa Catarina até o balanço divulgado às 16h, com cinco eleitores presos.

    Além da mulher detida em Palhoça, um homem foi preso em Morro da Fumaça, por coação de eleitores e agressão a policiais militares. Em São Francisco do Sul, três eleitores foram presos por boca de urna.

    Três casos estão relacionados a candidatos, mas nenhum deles com registro de prisão. Em um deles, um concorrente a vereador em São Bento do Sul, no Norte do Estado, foi visto arremessando material de campanha próximo de uma seção eleitoral. O segundo caso foi o de um candidato que fez propaganda em frente a uma seção eleitoral em Canoinhas, no Planalto Norte.

    O terceiro registro foi em Abelardo Luz, no Oeste, onde um candidato a vereador estava atrapalhando a votação em seção eleitoral e distribuindo santinhos.

    Entre os casos envolvendo eleitores, o TRE-SC destacou uma ocorrência em Piratuba, no Meio Oeste de SC, onde houve um tumulto generalizado durante uma reunião partidária. Três pessoas armadas fizeram disparos e fugiram do local. A desavença resultou em um homicídio.

    Os dados foram informados em coletiva de imprensa organizada pela Justiça Eleitoral às 16h deste domingo.

    Urnas substituidas

    Até o balanço das 16h, 126 urnas eletrônicas foram substituídas por equipamentos de contingência. isso representa 0,96% do total de equipamentos utilizados no Estado. No total, houve 215 ocorrências relacionadas às urnas, mas nos outros casos houve medidas como troca de bobina de papel, tomada ou reinicialização. Segundo o TRE-SC, após a substituição das urnas, a votação prosseguiu normalmente.

    Leia mais:

    > Veja a lista de candidatos da sua cidade

    > Como consultar o local de votação

    > Os cuidados sanitáros necessários na hora de votar

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas