nsc
dc

Em busca do frio

Na expectativa pela neve em SC, rede hoteleira está lotada no Planalto Sul e na Serra

Cidades devem respeitar a ocupação máxima de 50% determinada pelo decreto estadual em função do coronavírus

20/08/2020 - 11h21 - Atualizada em: 20/08/2020 - 11h26

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
turista
São Joaquim está com a capacidade de hospedagem toda ocupada
(Foto: )

A expectativa pela neve em Santa Catarina, que está prevista em função da chegada da frente de frio de ar polar ao Estado nesta quinta-feira (20), lotou a rede hoteleira nas cidades do Planalto Sul e Serra. Os locais de hospedagem devem respeitar o decreto estadual em função do coronavírus, e não podem ultrapassar a capacidade de 50% de ocupação.

Expectativa de neve leva turistas a Urupema, na Serra Catarinense

Bom Jardim da Serra, Urubici, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema e Lages já estavam com as vagas esgotadas na manhã desta quinta, segundo levantamento da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Ana Vieira, turismóloga e assessora de turismo da Associação, estima que 12,5 mil leitos devem ser ocupados pelos turistas pelos próximos dias.

- Estamos trabalhando dentro do permitido por conta da pandemia, e dentro dos 50%, a estimativa é de ocupação de 12,5 mil leitos na região, entre formais e informais como os alugados em sites de hospedagem, que é o que conseguimos acompanhar no nosso radar - explica.

Vídeo: com previsão de neve em SC, dicas de como trafegar em caso de pista congelada

O número deve ser ainda maior, segundo ela, já que muitas pessoas têm alugado quartos, casas e chácaras para turistas, e esses acertos ficam de fora da contabilidade da Associação. Na amanhã desta quinta, as cidades que ainda tinham vagas de hospedagem eram Otacílio Costa e Correia Pinto, que ficam próximas de Lages.

Previsão de neve se mantém

Para a noite de quinta, madrugada e ao longo da sexta-feira (21), a previsão de neve se mantém no Estado segundo o meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalski. O fenômeno deve começar pelas cidades mais altas da Serra, e depois ocorrer na região do Meio Oeste e Planalto Norte.

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Segundo Puchalski, na sexta também há possibilidade, embora bem menor, de nevar no Alto Vale do Itajaí e cidades da Grande Florianópolis mais próximas da Serra. No final dia, a parte mais seca dessa massa de ar frio deverá predominar, afastando a chance de neve no fim de semana.

Colunistas