Quatro regiões catarinenses estão sob um alerta amarelo para tempestades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 23h59 desta quarta-feira (12). Isso ocorre por conta de uma frente fria que se aproximou do Estado durante a madrugada de quarta, conforme já havia alertado a Defesa Civil. Agora, segundo o Inmet, os moradores das regiões Serrana, Vale do Itajaí, Oeste e Norte de Santa Catarina devem ficar atentos para chuvas que podem chegar aos 50 milímetros e ventos intensos entre 40 km/h e 60 kmh.
Continua depois da publicidade
Ainda por conta das tempestades, há risco de queda de granizo e também uma baixa possibilidade para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos para as regiões catarinenses, de acordo com o Inmet.
Veja as recomendações do Inmet
O Inmet usa um sistema de alertas padronizado por cores (amarelo, laranja e vermelho) com base na gravidade do evento meteorológico, como chuvas, ventos e quedas de temperatura.
O alerta de tempestades desta quarta-feira também vale para as seguintes regiões:
Continua depois da publicidade
Paraná
- Norte Pioneiro Paranaense
- Centro Ocidental Paranaense
- Noroeste Paranaense
- Norte Central Paranaense
- Sudoeste Paranaense
- Oeste Paranaense
- Sudeste Paranaense
- Centro Oriental Paranaense
- Centro-Sul Paranaense
- Metropolitana de Curitiba
Mato Grosso do Sul
- Leste de Mato Grosso do Sul
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul
- Pantanais Sul Mato-grossense
- Centro-Sul Mato-grossense
- Sudeste Mato-grossense
Rio Grande do Sul
- Noroeste Rio-grandense
- Nordeste Rio-grandense
- Metropolitana de Porto Alegre
- Centro Oriental Rio-grandense
São Paulo
- Presidente Prudente
- Araçatuba
- Marília
- São José do Rio Preto
- Assis
- Bauru
Minas Gerais
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
Goiás
- Sul Goiano
Frente fria deixa o tempo instável em SC pelo resto da semana
Na quarta-feira, o tempo fica instável e com risco de chuva a qualquer momento desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul, segundo a Defesa Civil estadual. A partir da tarde, a instabilidade se estende para as demais regiões do Estado, porém com menor intensidade.
Continua depois da publicidade
Em alguns momentos do dia, os moradores podem esperar temporais isolados, principalmente no amanhecer e a partir da tarde, sobretudo nas áreas mais próximas da divisa com o Paraná, de acordo com o órgão climático.
Os termômetros ficam entre os 20ºC e 27ºC neste dia. Já o O vento predomina de nordeste no litoral catarinense, com rajadas moderadas, entre 30 e 50km/h. Nas demais regiões, vento fraco de nordeste com virada momentânea para sul.
Na quinta-feira, o tempo continua instável em Santa Catarina, segundo a Defesa. Há variação de nuvens e condições para pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde, ainda por influência da frente fria — que se afasta para o mar na altura do litoral catarinense.
As temperaturas variam pouco ao longo do dia dos planaltos ao litoral, com mínimas em torno de 15°C e de 10°C na Serra e com máximas que não passam dos 20°C. No Grande Oeste, o sol aparece um pouco mais e, por isso, as máximas se aproximam dos 27°C. O vento será fraco e com direção variada nas regiões catarinenses.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira (14), as condições se mantém, com presença e variação de nuvens, além de condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Grande Oeste a qualquer momento do dia, em especial à tarde. Dos planaltos ao litoral, a chuva ocorre de forma mais fraca e bem isolada.
No amanhecer, temperaturas mínimas entre 10°C e 13°C nos planaltos e variando entre 15°C e 19°C nas demais regiões catarinenses. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Grande Oeste e variam de 20 a 24°C no restante do Estado.
O vento volta a predominar de nordeste em toda Santa Catarina, com intensidade fraca a moderada.
Já no sábado (15), o calor combinado à uma baixa pressão no interior do continente mantém o tempo instável e com condições para pancadas de chuva e temporais isolados no oeste catarinense, segundo a Defesa Civil.
Dos planaltos ao Litoral, a nebulosidade continua variando e mantendo a condição para chuva isolada, sobretudo nos extremos do dia. No domingo (16), a instabilidade aumenta com a formação de outra frente fria no Rio Grande do Sul, que provoca chuva e temporais a partir do final da manhã nas áreas de divisa com Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco





