O complexo sistema logístico de Santa Catarina faz do Estado um dos maiores produtores, importadores e exportadores do país. Mas, apesar do sucesso do setor e da relevância na economia catarinense, algumas melhorias e investimentos precisam ser feitos para que, nos próximos anos, os números continuem positivos.

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Uma das soluções para esse desafio já está acontecendo há alguns anos. As parcerias público-privadas têm proporcionado investimentos em algumas das peças mais importantes na engrenagem logística, com destaque para portos, aeroportos e rodovias. Essa interação entre o governo do estado e grandes empresas, além de garantirem um melhor aproveitamento da nossa estrutura, também tem um impacto social positivo, gerando empregos e movimentando a economia.

— A interação entre empresas privadas e o governo contribui para a economia de Santa Catarina ao fomentar o desenvolvimento socioeconômico. No nosso cenário, a Portonave gera mais de 1,2 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos. Temos uma visão de crescimento sustentável a longo prazo, ligada à valorização das pessoas e da região. Navegantes é uma cidade com grande potencial de crescimento, conectada ao mar e às suas oportunidades, assim como também possui aeroporto — destaca Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave.

O diretor da Portonave ressalta que, para que SC continue sendo um dos grandes polos do continente no recebimento e envio de mercadorias e produtos, é necessário aprimorar os acessos aquaviários. Investimento em infraestrutura e aumento na capacidade para receber navios maiores devem ser o foco do governo.

— A condição de acesso aquaviário é de suma importância. Atualmente, recebemos navios de até 350 metros de comprimento no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. No entanto, a nova geração de navios, com 366 metros, exige investimentos. A Portonave realiza uma obra de R$1 bilhão para adequação da infraestrutura do seu cais para receber navios de até 400 metros de comprimento, porém, as condições do canal de acesso também precisam estar adequadas. A segunda fase da Bacia de Evolução permitirá a chegada desses navios maiores e é uma das obras mais aguardadas — complementa Ribas.

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Os acessos rodoviários também precisam de atenção. O diretor da Portonave ressalta que um dos desafios do estado é aprimorar o escoamento de cargas. Para isso, segundo Ribas, é necessário investimentos nas principais rodovias catarinenses, como a BR-470, BR-282 e a BR-101.

— Recebemos, em média, 2 mil caminhões por dia, e, nos dias de pico, esse número chega a 3 mil acessos. Trata-se de um fluxo bastante volumoso e, para evitar gargalos, precisamos de obras de melhoria e soluções alternativas na infraestrutura terrestre. A cadeia logística precisa fluir para mantermos nossa competitividade — frisa o diretor.

Foco nas rodovias

Não é novidade que as estradas catarinenses necessitam de melhorias. Apesar dos investimentos feitos nas últimas décadas, como a duplicação das BRs 101 e 282 e, mais recentemente, do contorno viário da Grande Florianópolis, ainda se faz necessário aprimorar as nossas rodovias, com novos acessos, planejados para que o estado possa manter a competitividade econômica e facilitar a vida de todos que precisam transitar por nossas estradas.

— Investir nas nossas rodovias, sejam elas federais ou estaduais, deve ser o foco em Santa Catarina, já que é o nosso maior modal de transporte e está carente de melhorias — destaca Ivalberto Tozzo, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Chapecó (Sitran).

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Tozzo, assim como o diretor da Portonave, defende que, além dos investimentos em melhorias, é necessário interligar toda a estrutura de logística e transporte do estado para que o setor continue a render bons frutos, gerando empregos e mantendo a economia catarinense aquecida.

— O governo do estado, juntamente com as indústrias e a com a iniciativa privada, devem investir em infraestrutura rodoviária, portuária e ferroviária. Somos um dos estados mais produtivos do Brasil e conectar a nossa estrutura logística vai nos permitir crescer ainda mais nos próximos anos — finaliza Ivalberto.

Painel Move SC

Os desafios da logística catarinense serão tema de debate no Painel Move SC, que acontece no dia 02 de dezembro, a partir das 18h, no auditório do bloco S da Unoesc, em Chapecó. O evento vai contar com palestra de Egídio Antônio Martorano, presidente da câmara de transportes da FIESC.

Além da palestra, está marcada uma mesa redonda, com a participação do colunista da NSC, Anderson Silva, e os convidados Ivalberto Tozzo,  presidente do Sitran e Ricardo Pinto de Souza, diretor de logística da Aurora Coop.

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O evento vai contar ainda com a presença de autoridades, empresários e especialistas no setor. Os debates serão mediados pela jornalista da NSC, Letícia Ferrari, e vão dar destaque para temas como investimentos, melhorias, novas formas de transportes e iniciativas para aprimorar a logística catarinense. As inscrições são gratuitas.


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