O Papai Noel presentou os catarinenses com um típico dia de verão nesta quinta-feira (25) de Natal. Além de sol em boa parte do Estado, o calor marcou presença e garantiu um dia de praia para turistas e moradores que puderam aproveitar o feriado. Os termômetros marcaram até 38°C ao longo do dia e o índice de calor chegou a 68°C.

Continua depois da publicidade

A alta umidade do ar somada às temperaturas elevadas fazem com que o índice de calor seja ainda maior do que a temperatura do termômetro. O índice de calor, chamado de heat index, em inglês, é calculado a partir desses dois elementos: temperatura e umidade. Ele indica qual é a temperatura sentida pelo corpo humano, especialmente em dias quentes e úmidos, diferente da temperatura real.

A cidade de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, chegou a registrar o índice de calor 68°C durante a tarde desta quinta, segundo o cálculo feito pela Epagri/Ciram. Schroeder, no Norte do Estado, e Nova Trento, na Grande Florianópolis, registraram 67°C e 64°C de índice de calor, respectivamente. Além da Grande Florianópolis, cidades do Vale do Itajaí e do Sul do Estado também tiveram altas temperaturas.

Confira índice de calor em cidades de SC

  • Antônio Carlos: 68°C
  • Schroeder: 67°C
  • Nova Trento: 64°C
  • Santo Amaro da Imperatriz: 63°C
  • Itajaí: 62°C
  • Águas Mornas: 61°C
  • Florianópolis: 60°C
  • José Boiteux: 59°C
  • Tubarão: 58°C
  • Caibi: 52°C

As temperaturas mais altas no Estado nesta quinta-feira de acordo com a plataforma de monitoramento Agroconnect, da Epagri, foram registradas em Nova Trento (38°C), Antônio Carlos (37°C), Garuva (37°C), Águas Mornas (36°C), Santo Amaro da Imperatriz (36°C), Florianópolis (36°C), Lontras (36°C), Itajaí (36°C), Schroeder (36°C), Camboriú (36°C) e Tijucas (36°C).

Continua depois da publicidade

Qual a diferença entre índice de calor e sensação térmica?

De acordo com a Epagri/Ciram, a diferença entre o índice de calor e a sensação térmica é um dos elementos que é utilizado no cálculo. Enquanto o índice de calor combina a temperatura aparente do ar com a umidade relativa, a sensação térmica junta a temperatura e a velocidade do vento. Dessa forma, a sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta.

Calor leva multidão para as praias

O calorão fez moradores e turistas buscarem as praias catarinenses como alternativa para se refrescar e curtir o feriado de Natal. Na praia Central de Balneário Camboriú, milhares de pessoas aproveitavam o dia para se bronzear e tomar um banho de mar. Na Barra da Lagoa e nos Ingleses, em Florianópolis, o movimento era grande mesmo no final da tarde desta quinta, com a orla repleta de guarda-sóis e muitos banhistas na água. Na praia de Garopaba, no Sul do Estado, as crianças curtiram o fim de tarde no mar de ondas pequenas e tranquilas, repleto de banhistas.