Foliões de plantão já podem separar suas fantasias para curtir o Carnavega 2026, a Prefeitura de Navegantes confirmou três dias de festa de carnaval com bailes, concursos, blocos e escolas de samba. O evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro e deve remeter ao “Carnaval dengo-dengo”, evento tradicional e histórico da cidade.
Para concentrar as atividades do evento em um só local, uma “Vila do Samba” será montada na Arena de Eventos do Pontal e será batizada como Vilma de Souza Dias, uma das principais figuras da cultura carnavalesca de Navegantes.
Continua depois da publicidade
O superintendente de Cultura de Navegantes, Marcos Montagna, destaca a importância do evento:
— O Carnavega 2026 marca um reencontro de Navegantes com as raízes do seu carnaval desde 1930. Estamos resgatando a essência da festa popular, valorizando os ritmos tradicionais, as baterias, os blocos, os bailes e a participação das sociedades e das escolas de samba que construíram essa história ao longo do tempo — afirma.
Durante a festa, personalidades que marcaram a história da festa na cidade serão homenageadas. Sociedades históricas onde o carnaval navegantino foi construído, como Vera Cruz, 1º de Janeiro, Almirante Tamandaré e União, serão homenageadas ao nomearem os tradicionais bailes de máscara, além de inspirarem as cores da decoração do evento.
Já a Dona Vilma, cujo nome batiza a Vila do Samba, foi figura icônica do carnaval local e era moradora do bairro São Domingos. Ela atuou por 25 anos como porta-bandeira da Escola de Samba Unidos do São Domingos, fundada por sua família em 1980. A escolha de seu nome para a vila é uma forma de reconhecimento à sua contribuição histórica para a cultura da cidade.
Os detalhes da programação completa ainda estão sendo definidos, mas a gestão garante que a população pode esperar por atividades diversas como bailes para crianças, adultos, terceira idade e até para os pets.






