O Porto de Itajaí será um dos pontos de parada do Victoria Highway, o navio ro-ro, de transporte de veículos em operação regular no Brasil. Pertencente à empresa japonesa K-Line, a embarcação tem capacidade para transportar até 7,5 mil veículos, além de cargas especiais, como máquinas pesadas, asas de aviões, vagões de trem e outras estruturas gigantes. A passagem pelo Brasil está prevista para o fim de abril.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com 200 metros de comprimento e 37 de largura, o cargueiro substituirá um dos cinco navios que atualmente atendem às linhas da empresa na América Latina.

No Brasil, além de Itajaí, o Victoria Highway fará escalas nos portos de Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Suape (PE). Sua rota internacional inclui paradas em Olivos e Zárate (Argentina), Cartagena (Colômbia), Santo Domingo (República Dominicana), Puerto Limón (Costa Rica), Veracruz e Altamira (México) e Jacksonville (EUA). O percurso completo de ida e volta dura cerca de 60 dias.

A K-Line, uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo e pioneira nas operações com navios ro-ro, já atua em Itajaí, transportando veículos de marcas como BMW e General Motors. A empresa lidera esse segmento na América Latina, com cargueiros como Adriatic Highway, Columbia Highway e California Highway operando regularmente na região.

Continua depois da publicidade

No cenário global, a chinesa BYD detém atualmente o maior navio cargueiro de veículos do mundo, com capacidade para até 9.200 carros. A gigante asiática possui outros três modelos que transportam entre 7.000 e 7.500 veículos. Em 2023, o Explorer 1, primeiro cargueiro da marca, fez escala no Brasil para descarregar 5.524 carros no porto de Suape (PE).

Veja fotos do navio

Leia mais

Fogo em barracão de escola de samba em Joaçaba destruiu alegorias e fantasias: “Tristeza”

Pedestre escapa da morte após ser atropelado na BR-101 em Araquari