Um navio graneleiro encalhou na madrugada desta quarta-feira (4) na laje de pedra do Porto de São Francisco do Sul. Ele havia acabado de ser carregado com soja na unidade portuária e estava realizando uma manobra de desatracação, quando encalhou na laje a cerca de 500 metros do porto.

Continua depois da publicidade

O navio Aeolian Grace (bandeira Chipre) foi carregado com 65.804 toneladas com destino a Singapura. Ele tem tripulantes, mas ainda não foi divulgado o número de pessoas.

Segundo a assessoria do Porto de São Francisco do Sul, a unidade está operando normalmente e não há previsão de paralisação da operação.

Navio encalhado na saída do Porto
Navio encalhado na saída do Porto (Foto: Divulgação)

Apenas a área de manobras está fechada, o que prejudica que navios entrem e saiam do porto neste momento. No entanto, as operações nos terminais, com os navios já atracados, continuam normalmente. E a entrada e saída de navios serão avaliadas caso a caso pelas autoridades e praticagem.

A Capitania dos Portos da Marinha do Brasil está dando apoio à operação e vai apurar se houve algum tipo de problema mecânico ou eletrônico. Segundo o Porto de São Francisco do Sul, as condições de mar, ventos e calado estavam dentro dos parâmetros operacionais adequados para navegabilidade estabelecidos pela autoridade marítima.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total