Enquanto muitas nações da América Latina enfrentam desafios como alta inflação e instabilidade nos serviços públicos, um país demonstra estar em um caminho diferente.
Continua depois da publicidade
Recentemente, o Índice de Qualidade de Vida 2025 da Numbeo revelou que este pequeno país alcançou resultados impressionantes, comparáveis aos de economias desenvolvidas.
Uruguai no topo do índice
O Uruguai se consolida como um dos melhores lugares para se viver, mesmo contando com apenas 3,5 milhões de habitantes.
Com um índice de qualidade de vida de 139,81 em 2025, ele assegura a liderança em toda a América Latina.
Continua depois da publicidade
Essa marca superior o coloca à frente de países frequentemente bem avaliados, como Chile, Costa Rica e México.
A Numbeo elabora seu ranking cuidadosamente, coletando dados essenciais para medir o bem-estar da população.
Assim, eles analisam fatores cruciais como saúde, segurança e poder aquisitivo. Além disso, a avaliação considera o custo de vida, clima, mobilidade, habitação e a qualidade ambiental.
Continua depois da publicidade
Os fatores que impulsionam essa alta performance
De fato, a liderança uruguaia pode ser compreendida pela análise de cinco pontos cruciais.
O jornal argentino El Cronista destacou primeiramente a baixa taxa de criminalidade do país. Este é um aspecto vital, pois garante um cotidiano muito mais seguro se comparado aos seus vizinhos continentais.
Além disso, a estabilidade política e social é um grande pilar do sucesso uruguaio. Essa constância permite a implementação de decisões de longo prazo.
Continua depois da publicidade
Em seguida, há uma boa infraestrutura urbana no país. Ela é fortalecida por um transporte organizado e planejamento contínuo.
Adicionalmente, o acesso ao sistema de saúde é apontado como um diferencial importante. O sistema oferece uma cobertura ampla e serviços que são bem reconhecidos em toda a região.
Finalmente, as condições ambientais são favoráveis, visto que o clima é ameno e a poluição é menor que em outras capitais latino-americanas.
Continua depois da publicidade
Conforme relatou o El Cronista, o país investe consistentemente nesses setores, o que justifica sua escalada no ranking ao longo dos anos.
Como fica o ranking latino-americano
Segundo o levantamento do Numbeo, a ordem dos países latino-americanos com a melhor qualidade de vida em 2025 é a seguinte:
- Uruguai
- Costa Rica
- Equador
- México
- Panamá
- Argentina
- Brasil
- Colômbia
- Pimenta
- Bolívia
- Peru
- Venezuela
