O nascimento da neta dentro do próprio carro surpreendeu um idoso de 66 anos que levava a filha para a maternidade na manhã deste domingo (3), em Florianópolis. Mesmo sentindo contrações, a mulher, de 39 anos, achou que daria tempo de chegar até a unidade hospitalar, mas a pequena Lua resolveu nascer antes, com um parto dentro do veículo.

Continua depois da publicidade

De acordo com o avô da recém-nascida, ele conduzia um Hyundai Creta com sua filha no banco do carona em trabalho de parto, sentindo contrações muito fortes, desde o bairro Ingleses, no Norte da Ilha. O plano era chegar até o Centro, mas o homem, percebendo que estava prestes a presenciar o parto da própria neta, resolveu seguir em direção ao posto da Polícia Militar Rodoviária na SC-401.

No meio do caminho, a criança acabou nascendo. Quem proporcionou os primeiros cuidados foram policiais militares rodoviários (PMRv) que estavam à disposição no posto, com atendimento à mãe e à criança recém-nascida.

Foi o próprio avô quem fez a clipagem do cordão umbilical, utilizando um kit parto existente na unidade policial e com auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionados pelos militares para conduzir mãe e filha até uma maternidade em Itaguaçu, na parte continental da cidade.

Emocionado, o avô da criança agradeceu aos policiais o primeiro atendimento.

Continua depois da publicidade

— Graças a Deus, deu tudo certo! Todos foram muito prestativos e solícitos. O apoio prestado pelos policiais foi extremamente importante e muito bem sucedido — agradeceu.

O parto acabou sendo uma surpresa para todos, segundo o avô, já que o nascimento da criança estava previsto para daqui a duas semanas. Na maternidade, a mãe precisou realizar um procedimento para retirada de parte da placenta, mas ela e a recém-nascida passam bem.

Veja vídeo feito após o parto no carro do avô

Leia também

Bebê nasce em cidade que não registrava nascimentos há 29 anos

Bebê nasce em casa e parto mobiliza bombeiros em Araquari