nsc
an

Clima

Neve em Joinville: fenômeno retorna em 2020 para a região

O registro da neve foi feito em vídeo na manhã desta sexta-feira (21)

21/08/2020 - 09h44 - Atualizada em: 21/08/2020 - 14h51

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Registro foi feito na Serra Smith, na limite entre os municípios
Registro foi feito na Serra Smith, no limite entre os municípios
(Foto: )

Joinville teve neve na manhã desta sexta-feira (21), próximo do limite com Campo Alegre. O registro foi feito em vídeo por um morador da região por volta das 8 horas. Apesar da neve ser mais fraca do que em outros locais de Santa Catarina, como em Bom Jardim da Serra, o fenômento foi confirmado pela Epagri/Ciram.

​> Neve em SC: Serra tem o primeiro registro do fenômeno na noite desta quinta-feira

Segundo Diego Soares, autor do vídeo, a neve foi registrada na Serra Smith, que tem 1,2 mil metros. Ela fica no limite entre Joinville e Campo Alegre, mas as imagens foram gravadas ainda no território joinvilense. Por serem regiões muito próximas, é provável que também tenha nevado em Campo Alegre.

> Veja os memes e reações em outros estados do país sobre o fenômeno no Sul

> Santa Catarina tem mínima de -8°C e árvore fica congelada em Urupema

A Epagri/Ciram teve acesso ao vídeo e, a partir da análise das imagens e da condição climática da região, confirmou a ocorrência da neve na cidade. Segundo a meteorologista do órgão, Laura Rodrigues, as condições eram propocías no momento.

> Neve em Santa Catarina leva turistas para a Serra do Estado

- Não temos medição da temperatura naquele local, mas a estação de São Bento do Sul, por exemplo, marcava 1,8°C às 8 horas. Provavelmente, na região da ocorrência a temperatura estava mais baixa - aponta.

Laura explica que para a ocorrência de neve é necessária uma temperatura próxima de 0°C e umidade. Segundo ela, as duas condições eram existentes na região no momento em que foi gravado o vídeo.

> Forte ar polar toma conta de SC; Tivemos neve e a menor temperatura do ano

Esta foi a segunda vez na história em que Joinville teve o registro de neve. A primeira aconteceu em 2013, quando o fenômeno também foi visto na região de limite com Campo Alegre.

Além da neve registrada em Joinville, também foram confirmadas ocorrências pela Epagri/Ciram em Anitápolis, Major Gercino e Rancho Queimado. O local com neve ainda mais intensa foi na região de Bom Jardim da Serra.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Veja mais vídeos da neve em Joinville:

Colunistas