Um alerta da Met Sul, especialista em consultoria de tempo e clima, apontou que devido às queimadas que atingem o Brasil e a América do Sul nos últimos dias, os níveis de monóxido de carbono na atmosfera, neste momento, são altíssimos em parte do território brasileiro e em países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o mapa da Adam Platform, o gás monóxido de carbono (CO) está presente principalmente no Sul da região amazônica, em áreas mais a Oeste do Centro-Oeste, no Sul do Brasil e em São Paulo.
Queimadas pressionam a inflação e podem afetar o crescimento do país
Até o momento, os mais altos níveis de CO na atmosfera, foram observados no Sul do estado do Amazonas, considerada como arco do desmatamento, em Rondônia, na Bolívia e no Paraguai.
Continua depois da publicidade
O que é o gás letal?
Incolor e inodoro, muito perigoso e até fatal em ambientes fechados com emissão local, o monóxido de carbono é um dos seis principais poluentes atmosféricos regulamentados nos Estados Unidos e em muitas outras nações ao redor do mundo, e está presente na atmosfera principalmente pela queima de combustíveis fósseis.
Sem efeito direto na temperatura global, o monóxido de carbono é um gás traço na atmosfera. Porém, desempenha um papel importante na química atmosférica e afeta a capacidade da atmosfera de se limpar de muitos outros gases poluentes.
No corpo, o gás tem efeito inflamatório. Vale lembrar que este ano, o vazamento do monóxido de carbono em uma BMW foi responsável pela morte de quatro jovens, que foram intoxicados pelo gás em Balneário Camboriú (SC).
Continua depois da publicidade
Já em relação às queimadas, o gás é resultado da queima incompleta de carvão e madeira. Portanto, os incêndios em vegetações favorecem o surgimento do monóxido de carbono no ar, que se espalha pela atmosfera com os ventos.
Leia mais
Enquanto Brasil arde em chamas, Congresso discute anistia
“Chuva preta” causada pela fumaça das queimadas deve atingir Joinville no fim de semana