Durante as comemorações do Mês do Estudante, celebrado em agosto, o Colégio Unificado reforçou as ações que desenvolve em prol do ensino em Santa Catarina. Com 37 anos de história e presença nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, a instituição desenvolve iniciativas que vão além da sala de aula e que contribuem para a formação integral de crianças e adolescentes. Entre os destaques, estão os bons resultados em competições de conhecimento, a oferta de disciplinas eletivas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Concurso de Bolsas voltado a alunos da rede pública.

Continua depois da publicidade

A Vice-Diretora de Ensino, Sandra Rodrigues, explica que o compromisso da instituição foca em ir além do desempenho acadêmico. Por isso, o Colégio Unificado atua com uma série de atividades para formar os estudantes. 

— As iniciativas que realizamos reafirmam nosso compromisso de oferecer uma educação que vai além da sala de aula. Trabalhamos para potencializar o desenvolvimento acadêmico, humano e social dos estudantes. Nosso diferencial está sustentado em três pilares: somos uma escola acolhedora, pedagogicamente estruturada e em constante movimento — afirma.

Olimpíadas de conhecimento ampliam horizontes

Neste ano, mais de vinte estudantes do Unificado foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que acontece em outubro. O grupo conta com alunos de diferentes séries e unidades da instituição.

Para que os estudantes estejam preparados até a data da prova, a instituição promove aulas específicas, com a resolução de provas anteriores e desafios de lógica. Essa iniciativa começou em agosto, e permanece na grade curricular até a participação no evento. 

Continua depois da publicidade

— As olimpíadas são experiências que formam os alunos para além da sala de aula. Nessas ocasiões, eles desenvolvem raciocínio lógico, pensamento científico, criatividade e trabalho em equipe,  competências decisivas para a vida acadêmica e profissional — explica Sandra.

Outro desafio que conta com a participação dos estudantes do Colégio Unificado é a Olimpíada do Oceano. O torneio envolve conteúdos de Biologia, Química e Geografia e tem como objetivo despertar a consciência socioambiental. 

— É motivo de orgulho ver nossos alunos transformando conhecimento em ação e se preparando para serem cidadãos ativos e responsáveis — diz a Vice-Diretora de Ensino.

Entre os classificados na OBMEP está Ana Clara da Costa Lopes, aluna do 7º ano em Itapema. A mãe da estudante, Aline Lopes, conta que a experiência trouxe resultados importantes para a filha. 

Continua depois da publicidade

— A Ana sempre gostou muito de matemática e tem bastante facilidade com números. Participar da Olimpíada foi um desafio positivo, que realmente testou seus conhecimentos e ampliou sua visão sobre a disciplina. Foi uma experiência que a motivou a se superar e a acreditar ainda mais em sua capacidade — relata.

Aline comenta, ainda, que a aprovação foi um marco importante para a filha, já que a experiência a ajudou a desenvolver disciplina, concentração e preparo para o futuro. 

— A instituição oferece suporte e estimula a participação, o que considero fundamental. Experiências como essa são valiosas, pois vão além da sala de aula: ajudam a desenvolver disciplina, concentração e preparo para o futuro, seja em provas de vestibular, concursos ou em outras situações que exigem resiliência e segurança — complementa. 

Disciplinas eletivas reconhecidas pelo MEC

Outro diferencial do Colégio Unificado são as disciplinas eletivas, que permitem ao estudante explorar interesses pessoais e desenvolver novas competências. Entre as opções já oferecidas, estão Química na Cozinha, Produção Audiovisual e Comunicação, Relações Internacionais e Ciência Forense.

Continua depois da publicidade

Todas as disciplinas foram reconhecidas pelo Ministério da Educação ( MEC), o que garante que as atividades estejam presentes no histórico escolar dos alunos. Para os estudantes, é uma oportunidade de se aproximar de assuntos de interesse, e já conquistar experiência para as escolhas acadêmicas ou profissionais.   

— As eletivas estimulam a autonomia, desenvolvem competências socioemocionais e ampliam a formação de jovens mais criativos e preparados para diferentes contextos — ressalta Sandra.

Concurso de Bolsas amplia acesso à educação

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade, o Unificado realiza anualmente o Concurso de Bolsas, voltado exclusivamente para alunos que estão concluindo o 9º ano em escolas públicas municipais. Como o ensino fundamental termina neste estágio, muitos estudantes precisam migrar para escolas estaduais ou particulares no ensino médio.

O processo de seleção inclui um aulão preparatório, em que professores revisam os principais conteúdos do 9º ano e apresentam estratégias de estudo. A prova, aplicada na semana seguinte, conta com 35 questões de múltipla escolha em áreas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Atualidades. As bolsas podem chegar a até 90% de desconto.

Continua depois da publicidade

— O Concurso de Bolsas democratiza o acesso à educação de excelência, permitindo que alunos da rede pública ingressem em uma escola particular com recursos diferenciados. É uma ação concreta que revela talentos e abre perspectivas — reforça a Vice-Diretora de Ensino.

A trajetória de Nikolas, estudante do Terceirão de Itapema, é um exemplo. Ele ingressou no Unificado no 1º ano do ensino médio por meio do concurso e, neste ano, foi aprovado em 10º lugar em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. O caso é citado pela escola como um dos exemplos mais recentes do impacto do projeto.

Formação para além do currículo tradicional

Ao reunir iniciativas voltadas ao alto desempenho acadêmico, ao desenvolvimento de competências socioemocionais e à ampliação do acesso à educação, o Colégio Unificado busca reforçar sua identidade como instituição que se adapta às transformações da sociedade.

Segundo Sandra Rodrigues, o objetivo é preparar os jovens para diferentes desafios, da universidade ao mercado de trabalho. 

Continua depois da publicidade

— Cada ação, seja uma olimpíada, uma disciplina eletiva ou o concurso de bolsas, é pensada para valorizar talentos, despertar vocações e contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos — conclui.

Mais informações sobre o Colégio Unificado podem ser acessadas no site.