O economista britânico e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1985, Benny Dembitzer, vem a Joinville e Florianópolis para fazer palestras sobre mudanças globais. Especialista em economia de países em desenvolvimento, o professor do University College London (UCL) estará na UniSul em 30 de agosto e na UniSociesc, no dia 31.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Durante os encontros abertos para convidados e estudantes, a ideia é discutir os reflexos da globalização, efeitos do capitalismo, vulnerabilidade social e as ameaças que colocam em risco o futuro da humanidade.

Com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a palestra “Recuperando o nosso planeta: cenários futuros e mudanças globais – economia, sociedade e meio ambiente” deve analisar a saturação dos sistemas econômicos.

Esses assuntos aparecem no mais recente livro do economista, chamado “The Famine next door: Africa is burning and the West is watching” (A Fome ao lado: a África está queimando e o Ocidente está assistindo). Na obra, Dembitzer alerta para os níveis de desigualdade nos países.

Continua depois da publicidade

— Nossas sociedades são altamente urbanas, metropolitanas e centralizadas. Não entendemos mais as sociedades que estão em diferentes níveis de desenvolvimento nem os países pobres que não têm estruturas para enfrentar seus desafios. Precisamos ajudar por meio de parcerias reais em todos os níveis — comenta.

Conheça a trajetória do palestrante

Benny Dembitzer era diretor europeu da Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear (IPPNW) quando ganhou, junto com a equipe, o Prêmio Nobel da Paz em 1985.

O economista dirigiu o Fundo de Pesquisa e Investimento para o Desenvolvimento da África na década de 1970. Também foi conselheiro sobre o desenvolvimento industrial da Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e, ao longo dos anos, trabalhou em 35 países na África e na Ásia.

Sob supervisão de Raphaela Suzin

Leia também:

ExpoGestão tem palestra com Sorocaba e “nova ordem econômica” em segundo dia de evento

Continua depois da publicidade

Na Expogestão, empresárias defendem regras para ter mais mulheres em cargos de liderança

Expogestão terá lançamento de livro e sessões de autógrafos

Destaques do NSC Total