A nova ponte internacional San Javier-Porto Xavier será a ligação mais importante da América Latina, conectando Argentina e Brasil de forma estratégica. O investimento para a construção é de R$ 214 milhões e promete transformar o comércio e a mobilidade entre os países vizinhos.
Continua depois da publicidade
A ponte internacional vai conectar San Javier (Missiones), na Argentina, a Porto Xavier (Rio Grande do Sul), no Brasil. A construção passa por cima do rio Uruguai.
O corredor entre fronteiras é esperado desde 1934, e vai finalmente a integração regional entre os dois países estará pronta.
Como será a nova ponte internacional conectando Brasil e Argentina
A estrutura é moderna e servirá para vários objetivos. São 950 metros de extensão e 17,40 metros de âncora. A ponte fica 18 metros acima do nível da água. Terá pistas para carros e caminhões e até uma ciclovia.
Continua depois da publicidade
A iluminação é de LED e a ponte terá monitoramento em tempo real. Os materiais foram pensados para terem alta durabilidade.
Quem financia a obra e quando a ponte será inaugurada?
O Governo Federal do Brasil está financiando a maior parte da obra por meio de um regime de contratação que inclui licenças ambientais, desapropriação de terrenos e adequação do projeto executivo.
O contrato possui prazo de execução de 1.440 dias consecutivos e vigência total de 1.620 dias, com investimento de R$ 214.681.195,71.
Continua depois da publicidade
A inauguração está prevista para 2030, com as obras começando em 2026. O novo corredor logístico poderá se transformar na ponte mais importante da América Latina promovendo intercâmbio comercial, mais turismo e mobilidade e revitalização histórica da fronteira.
Você pode gostar de ver também a nova ponte mais alta do mundo transforma viagem de 2 horas em 7 minutos.
