nsc
    dc

    Tecnologia

    Novas tecnologias ajudam na prevenção da Covid-19

    Aplicativos, testes rápidos e tecnologia de comando de voz surgem para auxiliar hospitais, varejo e transportadoras a evitarem a expansão do vírus

    30/06/2020 - 15h28

    Compartilhe

    Por Tech SC
    tecnologia
    Tecnologia ajudando no combate a Covid-19
    (Foto: )

    Após o surgimento do novo coronavírus no fim do ano passado, diversas tecnologias foram lançadas, enquanto outras estão se tornando ainda mais valorizadas. Soluções que vêm se mostrando úteis em períodos de distanciamento social estão crescendo e sendo utilizadas mundo afora para combater a doença em diferentes setores, levando os cuidados para muito além dos hospitais.

    A corrida para encontrar uma vacina para a Covid-19 ainda não gerou resultados concretos, porém, enquanto isso, recursos tecnológicos estão sendo os grandes aliados neste período instável e mostram que tem tudo para continuar em alta quando a pandemia acabar. De acordo com Silvio Kotujansky, head de Inovação e Novos Negócios da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), muitas empresas tiveram que buscar soluções digitais para continuarem abertas, seja ampliando os canais de venda para o online ou usando ferramentas para manter as atividades a partir do trabalho remoto.

    > Novas tecnologias para proteção contra a Covid-19 chegam a estacionamentos em SC

    “Porém, a tecnologia tem o potencial de oferecer ainda mais, atuando na prevenção do coronavírus tanto diretamente, com a realização de novas formas de testes, como indiretamente, evitando a contato físico entre as pessoas, afirma.

    Assim, confira quatro tecnologias com potencial de virar tendência no combate do novo coronavírus:

    Pagamento por reconhecimento facial

    Além de ter a possibilidade de ser utilizado para verificar chances de infecção pelo coronavírus, como na China, o sistema de reconhecimento facial pode ter outros usos. No Brasil, a startup Payface usa desta tecnologia para proporcionar um pagamento rápido em varejos físicos, com foco em supermercados e farmácias — serviços essenciais na pandemia. Fundada no fim de 2018, a solução conecta o rosto de cada usuário com o meio de pagamento associado, oferecendo uma compra rápida, segura e sem toque. 

    Assim, sem precisar mostrar o cartão no momento do  pagamento, o consumidor passa a fazer suas compras usando apenas o rosto, diminuindo filas e, portanto, evitando contato físico. A tecnologia vem se mostrando uma tendência na prevenção do contágio, movimentando grandes companhias a também se lançarem no mercado dessa nova forma de pagamento.

    Atenção virtual à saúde

    Hoje, a tecnologia está constantemente presente no dia a dia hospitalar. Seja no uso de novos medicamentos, métodos de diagnóstico ou cuidados intensivos, as inovações fazem parte da evolução na área médica. A Dígitro Tecnologia, empresa referência em comunicação corporativa e inteligência em segurança pública, mapeou durante a pandemia a necessidade de um produto para atendimento virtual a saúde. 

    Por meio das tecnologias do Interact e do UNA, é possível que médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas realizem consultas online, oferecendo aos pacientes atendimento pré-clínico, suporte assistencial, monitoramento e diagnóstico, além de agendamentos de exames e consultas presenciais.  Com auxílio dessa tecnologia é possível que os cidadãos com sintomas gripais leves não precisem se dirigir às unidades de saúde, evitando a própria exposição e a dos demais. Além dos atendimentos específicos para Covid-19, também podem ser realizadas consultas gerais, relacionadas a outras doenças.

    Testes em assintomáticos para Covid-19

    A testagem em larga escala de pessoas assintomáticas é uma das estratégias de combate ao avanço da Covid-19 e é a forma que a empresa de biotecnologia BiomeHub, de Florianópolis (SC), encontrou para ajudar pessoas e entidades públicas e privadas de todo o país, com a realização de um teste de triagem molecular em grupos. Conhecido como “teste em pool”, o método se baseia em testar ao mesmo tempo as amostras de até 16 pessoas. 

    Nesse modelo de testagem em grupo, são coletadas duas amostras de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta) de cada indivíduo assintomático. Um dos materiais coletados fica reservado em um tubo individual, enquanto o outro é testado no modo coletivo (mais barato) no método RT-PCR, o padrão ouro para detecção da infecção.

    Caso alguém do grupo esteja contaminado, são realizados os testes individuais e os mesmos ficam isolados até a descoberta de quem do grupo está infectado pela doença. Em caso de o “grupo testar negativo”, todos são liberados com um único teste. A capacidade atual de testagem desse método no laboratório da BiomeHub é de cerca de 500 mil testes por mês. A expectativa da empresa é de que até dezembro, cerca de um milhão de brasileiros sejam testados pelo laboratório.

    Comando de voz na logística

    Em resposta rápida ao mercado das transportadoras de e-commerce frente aos impactos da pandemia de Covid-19, a Diálogo Logística, especializada em entregas de itens leves nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, está permitindo aos consumidores a comprovação do recebimento de produtos por comando de voz. 

    A tecnologia foi criada como alternativa de segurança para evitar o contato direto do cliente com o celular do entregador na hora de validar a entrega, reduzindo possíveis riscos de contágio na prestação do serviço. O recurso inédito nas transportadoras brasileiras faz parte das ações de resposta da empresa para intensificar a segurança para mais de dois mil entregadores parceiros, além dos clientes, por meio de seu aplicativo

    > Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    A funcionalidade é prática e mais ágil que a assinatura de recebimento física, uma vez que o sistema de gravação é acionado pelo entregador a uma distância segura do receptor da mercadoria, que informa seus dados e confirma a entrega por voz. Automaticamente a informação é lançada online e o comprovante é encaminhado por correio eletrônico para o cliente embarcador.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas