A Defesa Civil de Santa Catarina publicou uma nota, nesta sexta-feira (30), alertando para a formação de um novo ciclone extratropical entre segunda (2) e quarta-feira (4). O fenômeno deve se formar próximo à região Sudeste e trazer mais chuva ao litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

A partir da madrugada de terça-feira (3), os temporais tendem a ganhar intensidade, conforme a Defesa Civil, principalmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. Os acumulados elevados aumentam o risco para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos, conforme o órgão.

Fenômeno será mais intenso

O fenômeno deve ser mais intenso do que o ciclone extratropical que afeta o tempo neste fim de semana.

— Diferente do final de semana, quando as instabilidades são passageiras, a chuva deve ocorrer de forma persistente e volumosa — alerta a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil.

Quais são as recomendações da Defesa Civil

Ciclone no oceano deixa tempo ruim em SC

Entre as tardes e noites de sexta-feira (30) e domingo (1º), Santa Catarina é afetada pela atuação de um ciclone em alto-mar, distante da costa, segundo a Defesa Civil. O fenômeno mantém a condição de temporais em Santa Catarina, especialmente na metade Leste do Estado, com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a circulação do ciclone sobre o oceano se intensifica na tarde de sábado (31), favorecendo temporais mais fortes. Entre os Planaltos e o Litoral, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos.

No domingo (1º), à medida que o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense, as instabilidades perdem força. A partir da tarde, os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, conforme o órgão estadual.

Apesar das chuvas, as temperaturas seguem elevadas ao longo do fim de semana. As mínimas variam entre 15°C e 20°C e, durante a tarde, as máximas podem ultrapassar os 30°C em todas as regiões do Estado. No Planalto Norte e no Vale do Itajaí, os termômetros podem alcançar valores próximos dos 37°C.

Vídeo mostra como se formam furacões, ciclones e tufões