A TV Globo transmite uma nova versão de Renascer, sucesso de 1993 de Benedito Ruy Barbosa. O capítulo de estreia foi vinculado em 22 de janeiro deste ano e novela das nove também volta para a programação com uma trama dividia em duas fases. Continue a leitura para conhecer a sinopse da obra, conheça o novo elenco de Renascer e compare com os atores e atrizes da versão original.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

A trama de Renascer

A novela acompanha a saga de José Inocêncio, um homem obstinado e destemido. Na primeira fase da trama, José Inocêncio faz um pacto com Jequitibá e se torna o fazendeiro de cacau mais bem-sucedido da região.

É neste momento que se apaixona por Maria Santa e gera quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e o caçula, João Pedro. Com o nascimento do mais novo, Maria Santa morre e José Inocêncio culpa o filho pela perda de seu amor.

Continua depois da publicidade

Esse rancor é um fio condutor da relação de pai e filho, que ganha uma nova dimensão na segunda fase da novela com a chegada de Mariana: José Inocêncio e João Pedro disputam a mesma mulher.

Novo elenco de Renascer x elenco original

Após 30 anos da primeira versão da novela, conheça o novo elenco de Renascer e compare com os atores e atrizes da versão original.

Continua depois da publicidade

Veja como o cacau conseguiu “renascer” após vassoura-de-bruxa, praga que devastou plantação brasileira

José Inocêncio na 1ª fase

Na nova versão de Renascer, Humberto Carrão interpreta José Inocêncio na primeira fase da trama. Em 1993, o papel foi interpretado por Leonardo Vieira.

José Inocêncio na 2ª fase

Na segunda fase da novela, José Inocêncio é interpretado por Marcos Palmeira. O ator, inclusive, participou da primeira versão de Renascer como um dos filhos de José Inocêncio. Em 1993, o personagem principal foi interpretado por Antônio Fagundes.

Continua depois da publicidade

Inácia

Uma mulher extremamente sensitiva, Inácia é mãe de Ritinha, guardiã de José Inocêncio e responsável por prever inúmeras tocaias sofridas pelo protagonista. Na primeira fase da versão de 1993, a personagem foi interpretada por Solange Couto. Já no remake de Renascer Edvana Carvalho dá a vida à Inácia em ambas as fases da novela.

Maria Santa

No novo elenco de Renascer, a personagem Maria Santa ganha vida com a atuação de Duda Santos. Na versão original da novela, a personagem foi interpretada por Patrícia França.

Venâncio

Capataz do Coronel Belarmino, Venâncio é casado com Quitéria e pai de Marianinha e Maria Santa. A primeira filha fugiu após ser engravidada pelo próprio pai e Quitéria teme que o mesmo destino aconteça com Santinha. Venâncio é o “miolo” do boi nas festas do Bumba e no remake de Renascer é interpretado por Fábio Lago. Na versão original, o papel é de Cacá Carvalho.

Continua depois da publicidade

Quitéria

Esposa de Venâncio e mãe de Marianinha e Maria Santa, a mulher vive atormentada pelo o que aconteceu com sua filha primogênita e pelo medo de Santinha passar pelo mesmo destino. Na versão de 2024, o papel é de Belize Pombal, enquanto na original é de Ana Lúcia Torre.

José Augusto

O primogênito de José Inocêncio é o médico José Augusto. No remake, o personagem é interpretado por Renan Monteiro, enquanto na versão original foi interpretado por Marco Ricca.

José Bento

O advogado José Bento é o segundo filho do fazendeiro e na nova versão de Renascer é interpretado por Marcello Melo Jr. Na versão de 1993 o papel foi de Tarcísio Filho.

Continua depois da publicidade

José Venâncio

O terceiro filho de José Inocêncio é José Venâncio e na nova versão da novela, o papel é interpretado por Rodrigo Simas, enquanto na versão original foi interpretado por Taumaturgo Ferreira.

João Pedro

O caçula do fazendeiro é João Pedro, que no novo elenco de Renascer é interpretado por Juan Paiva. Curiosamente, na versão de 1993, o personagem era de Marcos Palmeira, que agora dá a vida a José Inocêncio.

Mariana

Mariana é neta do Coronel Belarmino e sua participação na vida do fazendeiro é sempre questionada. Na trama, a mulher vira pivô de conflitos entre o José Inocêncio e o filho João Pedro. Na nova versão de Renascer, Mariana é interpretada por Theresa Fonseca, enquanto na versão de 1993 o papel era de Adriana Esteves.

Continua depois da publicidade

Eliana

Esposa de José Venâncio, Eliana é interpretada por Sophie Charlote no remake de Renascer. Na versão original a personagem era interpretada por Patrícia Pillar.

Buba

Infeliz no próprio casamento, José Venâncio se envolve com Buba, uma mulher transexual que será interpretada por Gabriela Medeiros, a atriz também é trans. Na versão de 1993, o papel era de Maria Luisa Mendonça.

Jacutinga

Jacutinga é dona de um bordel e uma personagem de presença. No enredo, é responsável por fazer os partos de Maria Santa e é interpretada por Juliana Paes no remake. Na versão original, Jacutinga foi interpretada por Fernanda Montenegro.

Continua depois da publicidade

Coronel Belarmino Ferreira

O Coronel Belarmino Ferreira é o inimigo declarado de José Inocêncio e avô de Mariana. Na nova versão de Renascer, o personagem é interpretado por Antonio Calloni. Na versão de 1993, o papel era de José Wilker.

Dona Nena

Após ficar viúva Dona Nena, esposa de Belarmino, vai embora da fazenda com os filhos. Distante das terras, cria a neta Mariana movida pela sede de vingança contra Zé Inocêncio. No novo elenco de Renascer, a personagem é interpretada por Quitéria Kelly, enquanto em 1993 foi interpretada por Betty Erthal.

Coronel Firmino

O Coronel Firmino enriquece com a compra e venda de cacau na região e ao longo da trama atua como agiota. O personagem é interpretado por Enrique Diaz em 2024 e não existia na versão de 1993.

Continua depois da publicidade

Jupará

Conhecedor da floresta e melhor agricultor de cacau da região, Jupará trabalha na fazenda de José Inocêncio. Apesar da timidez, o homem conquista Flor, uma das mulheres do bordel de Jacutinga.

Deocleciano 1ª fase

Braço direito de José Inocêncio, Deocleciano é interpretado por Adanilo Reis na primeira fase da novela. Na versão de 1993, o personagem foi de Leonardo Brício.

Deocleciano 2ª fase

Na segunda fase de Renascer, Deocleciano é interpretado por Jackson Antunes, enquanto na versão de 1993 o papel foi de Roberto Bonfim.

Continua depois da publicidade

Damião

Contratado para matar José Inocêncio, Damião desiste da missão e se aproxima do fazendeiro, tornando-se um de seus funcionários. No novo elenco de Renascer, o papel é interpretado por Xamã, enquanto na versão original o papel era de Jackson Antunes, que retorna para Renascer em 2024 como Deocleciano.

Morena na 1ª fase

Morena é esposa de Deocleciano e é considerada uma segunda mãe do João Pedro, caçula de Zé Inocêncio e Maria Santa. Na primeira fase da novela, a personagem é interpretada por Uiliana Lima na versão remake e por Cyria Coentro na versão de 1993.

Leia também

Como está o elenco de Renascer, 30 anos após a primeira versão

Como está elenco de Elas por Elas, 40 anos depois da novela original

Destaques do NSC Total