Um sistema de baixa pressão que se forma no interior do continente e avança em direção ao oceano deve provocar temporais intensos em Santa Catarina entre quinta (29) e sexta-feira (30). As instabilidades devem seguir até o fim de semana, conforme a previsão da Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira, são esperados temporais com chuva intensa, raios e rajadas de vento em todas as regiões catarinenses. No Grande Oeste, apesar de mais isolados, os temporais também podem ser intensos, segundo o órgão estadual.

— As instabilidades mais intensas são esperadas em áreas entre o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Norte Catarinense. Os riscos associados são alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos — diz a meteorologista da Defesa Civil, Nicolle Reis.

Na sexta-feira (30), a instabilidade perde intensidade, mas ainda há condições para temporais isolados nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. No fim de semana, o sistema permanece atuando sobre o oceano, favorecendo pancadas de chuva e temporais bem isolados no leste catarinense. No domingo, o vento de quadrante sul ganha força no litoral, contribuindo para o aumento da agitação marítima.

O que é um sistema de baixa pressão

Sistemas de baixa pressão são áreas da atmosfera onde o ar quente e úmido tende a subir, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Esse processo aumenta a instabilidade e cria condições para temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, ventos fortes, descargas elétricas e, em alguns casos, granizo.

Continua depois da publicidade

Quais são as recomendações da Defesa Civil em casos de chuva

Início da semana terá calor de 37°C

Antes da chegada da instabilidade, a semana começa com tempo típico de verão em Santa Catarina, com manhãs de sol, calor intenso e aumento gradual da umidade. Nesta segunda-feira (26), o tempo permanece firme em todo o Estado. No litoral, a circulação marítima pode provocar chuva fraca e isolada na faixa Leste. As temperaturas sobem rapidamente, com máximas entre 30°C e 34°C no Grande Oeste e entre 25°C e 28°C nas demais regiões.

Entre terça (27) e quarta-feira (28), o calor combinado com a umidade favorece a ocorrência de temporais isolados entre as tardes e noites, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos. Esses eventos podem provocar chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo, com risco baixo para alagamentos e vendavais localizados.

Nesses dias, as máximas se aproximam dos 37°C no Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C. As temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C no restante do Estado.

Vídeo mostra como se formam furacões, ciclones e tufões