nsc
santa

PISTA DUPLA

Novo trecho da duplicação da BR-470 é liberado no Vale do Itajaí

São pouco mais de quatro quilômetros de pista nova entre Navegantes e Ilhota

27/05/2021 - 11h11

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Após vistoria e sinalização, trecho será liberado
Após vistoria e sinalização, trecho será liberado
(Foto: )

Um novo trecho duplicado da BR-470 será liberado aos motoristas nesta quinta-feira (27) em Navegantes, no Vale do Itajaí. São pouco mais de quatro quilômetros de pista para quem segue no sentido Litoral a Blumenau. O lado oposto segue com uma única via.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

A Polícia Rodoviária Federal já está no local para auxiliar na vistoria e sinalização. O desbloqueio ocorrerá às 14h, do km 11,1 ao km 15,9. Motoristas que trafegam em direção ao Litoral continuarão com a pista simples devido às obras. No trecho entre Navegantes e Luiz Alves, o chamado lote 1, os trabalhos estão praticamente na metade, com 57% dos mais de 18 quilômetros concluídos.

No total, a duplicação da BR-470 contempla 73,18 quilômetros, divididos em quatro lotes de obras. A passos lentos, a autarquia liberou 27,6 quilômetros de pistas duplicadas e restauradas nos últimos anos. 

A continuidade e aceleração dos serviços dependem de verba. No mês passado, um balde de água fria foi jogado no Vale do Itajaí com o veto do presidente Jair Bolsonaro, que diminuiu pela metade o orçamento previsto para o andamento das obras na rodovia.

O governo do Estado se dispôs a injetar R$ 350 milhões em obras federais, como a duplicação da BR-470. A intenção tramita na Câmara de Deputados para aprovação legislativa. 

Nesta terça-feira (25), um pedido de vista do deputado João Amin (PP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) atrasou a análise do tema por pelo menos mais uma semana. A decisão dele irritou deputados do Vale do Itajaí e esquentou o debate.

Demais lotes

Lote 2

É o mais avançado das obras (82% executadas), tendo um total de 18 quilômetros de pista duplicada e restaurada.

Lote 3

Trecho que contempla o Complexo da Mafisa. As frentes serão concentradas na região do Badenfurt, acesso a Pomerode. Há em torno de 32% de obra executada.

Lote 4

As principais frentes de serviço estão localizadas do km 67 ao km 72, com 31% executadas, sendo o trevo secundário de Indaial a prioridade (altura do km 72) e com previsão de liberação ainda neste ano.

Colunistas