nsc
    dc

    Monitoramento

    NSC Total lança Painel do Coronavírus com dados detalhados dos casos confirmados em Santa Catarina 

    Página especial permite navegar em mapa e gráficos interativos que detalham a situação dos casos confirmados e suspeitos no Estado 

    24/03/2020 - 17h50 - Atualizada em: 27/03/2020 - 15h36

    Compartilhe

    Cristian Edel
    Por Cristian Edel Weiss
    Reprodução
    (Foto: )

    O Painel do Coronavírus, lançado nesta terça-feira pelo NSC Total em parceria com o NSC Lab, permite que o usuário acompanhe a evolução dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Santa Catarina. A página interativa, atualizada diariamente, apresenta um mapa detalhado das cidades que já apresentaram casos confirmados, as estatísticas dos pacientes e a evolução dia a dia dos registros oficiais de casos investigados e descartados.

    A reportagem recuperou dados nos boletins emitidos pelo Ministério da Saúde desde janeiro, quando o primeiro indivíduo chamou a atenção da rede pública por apresentar possíveis sintomas provocados por coronavírus em Santa Catarina. Gráficos animados mostram a dinâmica da situação desde então, apresentando os números diários de casos suspeitos, confirmados e descartados.

    Nas cidades que já confirmaram casos de pacientes infectados pelo vírus, um mapa traz a informação de como procurar atendimento, caso o paciente sinta alguns dos sintomas causados pelo coronavírus.

    Também é possível ver o total de mortes causadas pela doença em cada estado brasileiro e a curva de crescimento dos casos confirmados pelo coronavírus em Santa Catarina, no Brasil e nos principais Estados.

    Dados públicos centralizados no mesmo lugar

    Os dados apresentados no Painel do Coronavírus são extraídos dos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e informações divulgadas pelas prefeituras catarinenses.

    – A importância desta ferramenta é permitir o cidadão comum observar a evolução dos casos nas diferentes regiões do Estado e auxiliar na cobrança das autoridades e da própria coletividade de ações para prevenir e restringir os avanços dos casos – diz Cristian Edel Weiss, um dos jornalistas responsáveis pelo projeto.

    Já para Bruno Scheibler, engenheiro de dados do NSC Lab, a sincronização é um dos pontos cruciais do projeto.

    – Nossa preocupação é garantir que a informação disponibilizada seja sempre a mais atualizada – ressalta.

    Na página do Painel do Coronavírus, é possível ver também a situação de Santa Catarina em relação ao crescimento de casos no país e nos demais Estados.

    Navegue pelo mapa

    No computador ou no celular, acesse dados dos casos confirmados por cidade e confira onde buscar atendimento, caso sinta alguns dos sintomas provocados pelo vírus. No computador, basta passar o mouse sobre as cidades para ver as informações. No celular, você deve tocar sobre a cidade desejada no mapa para ver mais informações.

    Mapa detalha casos por município e aponta onde buscar atendimento
    (Foto: )

    Se você estiver no computador, ao clicar sobre um município que já apresentou algum paciente com a doença, links direcionam para as publicações mais recentes do NSC Total sobre essa cidade.

    Contador de novos casos

    Um pequeno painel mostra a evolução dos novos casos confirmados em Santa Catarina desde que o primeiro foi divulgado, em 12 de março, pelo governo do Estado.

    (Foto: )

    Os dados revelam também o perfil dos pacientes diagnosticados com o coronavírus, com base em informações divulgadas pelos órgãos públicos.

    Evolução dos casos desde a primeira suspeita

    Num dos gráficos animados e interativos, que tornam a experiência mais atrativa e permite ver as informações detalhadamente, o internauta pode conferir a evolução das suspeitas e confirmações do coronavírus no Estado desde que o primeiro caso começou a ser investigado, no final de janeiro, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

    Em outras animações, é possível comparar como está Santa Catarina em relação aos demais estados do Brasil e à própria média nacional no total de casos registrados para cada um milhão de habitantes.

    (Foto: )

    Em ambos os gráficos animados, basta tocar no botão "Clique aqui para ver de novo", no canto superior esquerdo do painel, para enxergar a evolução dos dados. Ao tocar em alguma data do gráfico, a animação para e permite avançar ou voltar na linha do tempo.

    O avanço dos casos nos Estados e os pontos-chave da pandemia

    Confira também como cada Estado registrou a evolução dos casos confirmados de coronavírus numa linha do tempo que detalha os fatos mais importantes registrados no Brasil e no mundo sobre a doença e que foram documentados pelo NSC Total ou em relatórios do Ministério da Saúde.

    (Foto: )

    A animação está rápida demais? Você pode pausar o gráfico pressionando o botão de "play" no canto inferior esquerdo gráfico. No canto direito, ao fundo do gráfico, é possível ver em destaque a data em questão e o total de casos confirmados no país até então.

    Acesse o Painel do Coronavírus e acompanhe a evolução dos casos diariamente.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas