nsc

    Saúde

    Número de doações de órgãos cresce 15% em Santa Catarina

    Estado lidera os índices nacionais de transplantes e supera o patamar do ano passado

    10/06/2020 - 12h36

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Santa Catarina lidera números nacionais de doações de órgãos
    Santa Catarina lidera números nacionais de doações de órgãos
    (Foto: )

    O número de doações de órgãos nos primeiros cinco meses de 2020 em Santa Catarina aumentou 15% em relação ao ano passado. Até o mês de maio foram registradas 129 doações de múltiplos órgãos, 17 a mais do que o mesmo período de 2019. O estado é referência no Brasil, liderando os índices nacionais destes transplantes. 

    — Pra nós é motivo de muito orgulho, uma grande vitória. Em 2019 fomos o melhor Estado do Brasil. Nos últimos 15 anos, tivemos o melhor índice do país em 12. Mesmo em meio a uma crise de saúde pública sem precedentes, conseguimos com planejamento, muita dedicação e apoio, crescer 15%. Tivemos 17 doadores a mais do que o mesmo período do ano passado — afirma o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade. 

    Ouça a entrevista:

    O ano de 2019 foi histórico para as doações de órgãos em Santa Catarina com 332 doadores efetivos e 1507 transplantes realizados. Os números foram publicados em março e são superados em 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a pandemia de coronavírus, as doações múltiplas se tornaram predominantes, como explica o coordenador da SC Transplantes. 

    — Com a pandemia, o Ministério da Saúde suspendeu os transplantes de tecidos, que chamamos de eletivos. Desta forma, rins, fígado, coração e pulmão foram os órgãos mais transplantados neste período. Os transplantes de urgência em Santa Catarina foram mantidos graças à autorização das famílias catarinenses — pontua. 

    Para se tornar um doador de órgãos, basta sinalizar aos familiares o desejo de realizar o procedimento. A decisão é individual e não precisa ser formalizada. Em caso de óbito, a família autoriza as equipes de saúde a realizarem os transplantes.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas