Antes de mais nada, o dia 1º de maio corresponde a uns dos feriados mais importantes do ano. Já que a data representa o dia do trabalhador e celebra a importância da classe para a construção de nossa sociedade. Tanto que esse feriado não é só nacional, mas celebrado em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

Então, para você que quer saber se vai ter um descanso no 1º de maio, fique ligado neste texto, e de quebra saiba um pouco mais sobre a data.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Afinal, por que 2024 será mais longo e com menos “feriadões”?

Continua depois da publicidade

1º de maio de 2024 cai quando?

Segundo o calendário de 2024, o dia 1º de maio cai em uma quarta-feira. Portanto, esse é o quarto feriado do ano em termos de ordem. Além disso, é o primeiro que teremos nesse dia da semana em específico.

O feriado pode ser prolongado?

Não, historicamente no Brasil, os feriados que caem exatamente na quarta-feira não são prolongados. Normalmente, os feriados são emendados quando ocorrem na terça ou na quinta. Isto pois pode se adotar Ponto facultativo na segunda ou na sexta.

Veja os feriados prolongados de 2024

Continua depois da publicidade

1º de maio é feriado nacional?

De acordo com o portal G1, o dia 1º de maio é oficialmente um feriado nacional. Portanto, o empregador é obrigado a dar folga ou algum tipo de compensação ao funcionário em caso de dia trabalhado.

Qual a origem do feriado de 1º de maio?

Apesar do nome e da clara correlação com os trabalhadores, muitas pessoas não sabem o verdadeiro significado da data. De acordo com uma pesquisa feita com 150 pessoas pelo portal G1 em 2023, 98% das pessoas entrevistadas não conhecem o real motivo da data

De acordo com a historiadora Stephany Krause, em uma entrevista para o G1, a data se iniciou em um protesto nos Estados Unidos, ainda no início da Revolução Industrial.

Continua depois da publicidade

“O Dia do Trabalho surgiu de uma greve operária nos Estados Unidos da América (EUA). em 1886, com o objetivo de conseguir melhores condições de trabalho.” afirmou a historiadora ao portal de notícias.

Ainda segundo a especialista, o movimento começou de forma lenta na cidade de Chicago, mas com o tempo foi ganhando espaço e mobilizando milhões de pessoas nas ruas.

Caos e repressão policial

A princípio, o movimento era completamente pacífico. Até que no dia 4 de maio de 1886, uma pessoa não identificada jogou uma bomba em um grupo de policiais e a violência passou a escalar.

Continua depois da publicidade

Segundo Stephany Krause, ainda para o G1, os supostos acusados não tiveram um julgamento adequado.

“A polícia prendeu e julgou os supostos acusados de fazerem a revolução, seis deles foram condenados sem provas concretas e receberam pena de morte, um deles cometeu suicídio antes da execução.” Disse a especialista sobre o episódio conhecido como a Revolta de Haymarket.

Posteriormente, em 1889, aconteceu a Segunda Internacional. Evento em Paris que reuniu partidos Socialistas, Anarquistas e Trabalhistas. Foi aí que o 1º de maio foi institucionalizado como Dia do Trabalhador. Em homenagem aos trabalhadores mortos em Haymarket.

1º de maio no Brasil

De acordo com Krause, a data entrou oficialmente para a lista de feriados nacionais no ano de 1924, com a sanção do presidente Arthur Bernardes. Ou seja, em 2024 fará 100 anos da celebração da data no Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia também

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil

Destaques do NSC Total