O filme brasileiro “O Agente Secreto” conquistou o Globo de Ouro como melhor filme em língua não inglesa neste domingo (11). Considerada uma das principais cerimônias do cinema, a premiação em Los Angeles, nos Estados Unidos, é vista como uma espécie de “prévia” do Oscar, que acontece em março.

Continua depois da publicidade

“O Agente Secreto” concorria com os filmes “It Was Just An Accident” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sentimental Value” (Noruega) e “Sirāt” (Espanha), e conquistou a maioria dos votos dos jurados.

Ao todo, “O Agente Secreto” disputava em três categorias: melhor filme em língua estrangeira, melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura, e melhor filme de drama. Essa é a primeira vez que um filme brasileiro concorre em três categorias no Globo de Ouro. As indicações de concorrentes brasileiros para as categorias de melhor ator em filme de drama e melhor filme de drama na premiação também foram inéditas.

Veja fotos de O Agente Secreto

Como foi o Globo de Ouro

A cerimônia de premiação foi realizada neste domingo (11) no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos EUA, e transmitida pela CBS e Paramount+. A anfitriã foi a comediante Nikki Glaser, pelo segundo ano consecutivo. Foram 28 categorias competitivas que premiaram grandes sucessos do cinema.

Continua depois da publicidade

Qual a história de O Agente Secreto?

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto se passa no final dos anos 1970, em meio ao regime militar. Moura interpreta Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia, que volta ao Recife, sua cidade natal após anos afastado, fugindo de seu passado misterioso.

Contudo, a calmaria que buscava na capital pernambucana se transforma em um ambiente de constante vigilância e ameaça.

Tentando obter informações sobre sua falecida mãe, trabalhando disfarçado em um cartório, Marcelo se refugia num “aparelho”, onde estão escondidos dissidentes políticos e outras figuras marginalizadas. No thriller, ele acaba envolvido numa rede de espionagem e conspirações.

Veja o trailer do filme