O alecrim, condimento mediterrâneo, é amplamente utilizado na cozinha e é bastante comum aqui no Brasil, mas poucos sabem que ele é ótimo para aliviar sintomas de dor de cabeça.

Continua depois da publicidade

Estamos falando do alecrim, que além de ser um delicioso tempero, também é muito utilizado pela indústria farmacêutica e cosmética por causa de suas propriedades.

Mas é na medicina popular que o alecrim realmente brilha fora dos pratos. A planta é conhecida por regular o humor, melhorar memória e tantas outras funcionalidades. Entenda agora:

Benefícios do alecrim

A planta, que pesquisadores acreditam ser originária do Mediterrâneo e do Cáucaso, é da mesma família da hortelã, tomilho e outros temperos. O arbusto do alecrim aromático é conhecido por prosperar em qualquer lugar, e seu nome científico é Rosmarinus officinalis

Continua depois da publicidade

Há centenas de anos os romanos já ofereciam alecrim para os deuses e aproveitavam as propriedades calmantes e relaxantes. Os estudantes da Grécia Antiga também tomavam antes de realizar provas, porque a planta tonifica a memória.

Um estudo denominado “Efeitos terapêuticos do alecrim e seus componentes ativos sobre distúrbios do sistema nervoso”, realizado por pesquisadores iranianos, confirmou que o alecrim possui poder “ansiolítico e melhora a memória”.

Além disso, o mesmo estudo mostrou que o alecrim também apresenta efeitos anti-inflamatórios, bons para o tratamento de doenças reumáticas, problemas nas articulações e de circulação periférica.

Continua depois da publicidade

Como consumir?

O alecrim pode ser consumido em chá, junto com outras ervas que possuem efeitos benéficos para o corpo, ou com óleo essencial, diluído em água ou espalhado com um difusor.

Temperar carnes e outros pratos com alecrim também serve para aproveitar os benefícios da erva, e ela também pode ser consumida fresca. Está explicado por quê chefes de cozinha gostam tanto dessa plantinha tão especial.