Meses antes de morrer, Preta Gil contou que recebeu um conselho importante de Gilberto Gil durante o tratamento contra o câncer. Durante o programa “Conversa com Bial”, exibido em agosto do ano passado, a cantora revelou que o pai a aconselhou a encarar o fim caso fosse necessário. A artista morreu neste domingo (20), aos 50 anos, devido a um câncer no intestino com metástases.

Continua depois da publicidade

— Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando — afirmou Preta durante a conversa. 

O conselho ocorreu quando Gil visitou a filha no hospital após ela contrair uma infecção generalizada decorrente da doença. 

— “Se tiver muito pesado para você, vai, se deixa ir, porque é muito ruim viver esse incômodo, e lutando dessa forma que você está lutando”. Em nenhum momento, alguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ali. As pessoas, os médicos, os acompanhantes, eles vão meio que passando um pano — relembrou Preta durante a conversa. 

Veja fotos de Preta Gil

Continua depois da publicidade

Câncer de Preta Gil

Preta lutava contra quatro tumores diagnosticados no ano passado, em dois linfonodos, no peritônio (com metástase) e na ureter. Ela já havia havia recebido o diagnóstico de um câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou pelo tratamento quimioterápico. Em agosto daquele ano, ela passou por uma cirurgia e, em dezembro, comemorou o fim desta etapa.

No entanto, em agosto de 2024, a cantora voltou a receber o diagnóstico da doença, e recomeçou o tratamento. Em exames de monitoramento, ela foi diagnosticada com dois tumores nos linfonodos, estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo; um nódulo no ureter, tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga; e metástase no peritônio, câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.

Assim, foi preciso reiniciar o tratamento, que foi interrompido em novembro para passar por uma cirurgia de urgência, para substituir um cateter usado para drenar a urina do rim para a bexiga. Ela foi diagnosticada com cálculos renais após sentir dores na região dos rins.

O tratamento não surtiu o efeito esperado e uma nova cirurgia para a retirada dos tumores foi recomendada. O procedimento cirúrgico durou 21 horas e Preta ficou internada desde então.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Morre Preta Gil, cantora e atriz brasileira, aos 50 anos

Relembre a última e emocionante apresentação de Preta Gil com o pai, Gilberto Gil