Com o fim da primeira fase da Champions League, o cenário europeu ganha um protagonista: o futebol inglês. Dos oito primeiros colocados, que já garantiram vaga direta nas oitavas de final, cinco são ingleses: Arsenal, Liverpool, Tottenham, Chelsea e Manchester City já estão confirmados na próxima fase.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da Arena Puskas, estádio da final da Champions League

A lista ainda pode aumentar, já que o Newcastle, na 12ª colocação, vai disputar os playoffs e segue vivo por uma vaga no mata-mata.

Na rodada final da primeira fase da Liga dos Campeões, o Arsenal entrou em campo já classificado. E não por acaso. Os Gunners lideraram toda a primeira fase com uma campanha irretocável. O time venceu os oito jogos que disputou, marcou 23 gols e sofreu apenas três. Foi a única equipe invicta da competição nesta etapa. Números que impressionam não apenas pelo volume ofensivo, mas pelo equilíbrio.

O Arsenal não sofreu para vencer seus jogos e demonstrou um padrão consistente, o que coloca o time comandado por Mikel Arteta como um dos favoritos ao título. Além disso, por ter terminado a primeira fase na liderança geral, o clube terá a vantagem de decidir todos os confrontos eliminatórios com jogos de volta no Emirates Stadium, um fator que pode pesar a favor nos momentos decisivos.

Mas o domínio inglês não se resume ao líder. O segundo colocado, o Bayern de Munique, foi seguido de perto pelo Liverpool. A equipe de Arne Slot somou seis vitórias e, apesar de não viver grande fase na Premier League, encontrou na Champions League um ambiente mais favorável, embora ainda esteja longe de atingir total equilíbrio. A primeira fase terminou com a goleada por 6 a 0 sobre o Qarabağ, no mesmo Anfield em que o time havia perdido por 4 a 1 para o PSV, na quinta rodada.

Continua depois da publicidade

O Tottenham não começou a competição como favorito às primeiras colocações, mas entregou uma boa campanha. O time de Londres terminou na quarta colocação, perdendo apenas um jogo, justamente para o atual campeão, o PSG.

O vizinho Chelsea ainda busca estabilidade, mas mostrou poder de reação. A vitória por 3 a 2 sobre o Napoli, na última rodada, garantiu o sexto lugar e vaga direta às oitavas de final. Um desafio para o trabalho do técnico Liam Rosenior, que assumiu a equipe recentemente.

O desafio das oitavas de final também se apresenta para um treinador experiente. O Manchester City, de Pep Guardiola, ficou com a última vaga direta ao mata-mata. A vitória por 2 a 0 sobre o Galatasaray contou com gol de Haaland, que voltou a balançar as redes depois de cinco jogos sem marcar e pode ser um fator decisivo nas próximas fases.

É exatamente onde o Newcastle também sonha em chegar. O empate com o PSG na rodada final deixou a equipe na 12ª posição, com 14 pontos, apenas dois a menos que o City, oitavo colocado. Para avançar, precisará passar pelos playoffs. O sorteio do adversário será na próxima sexta-feira (30).

Continua depois da publicidade

Com cinco, ou quem sabe seis, times ainda vivos na disputa pelo título da principal competição europeia, não será nenhuma surpresa se a taça terminar mais uma vez em mãos inglesas.

Confira como ficou a fase da liga da Champions League

Classificação fornecida por Sofascore