Ao se deparar com um escorpião-amarelo a orientação é tomar o máximo de cuidado. Com o nome científico de Tityus serrulatus, ele é o mais perigoso do Brasil.

Continua depois da publicidade

Um tipo de aracnídeo com grande nível de toxicidade que é responsável pela maioria das mortes por picada de escorpião no Brasil.

Outro grande problema é que ele se adapta facilmente ao ambiente urbano, o que aumenta muito as chances de acidentes com essa espécie altamente perigosa.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Como identificar um ao encontrar?

O escorpião-amarelo tem uma coloração amarela clara. Pode se camuflar facilmente em ambientes secos e com areia. No tamanho pode chegar até 7 cm de comprimento. Apesar de ser comum em regiões arenosas, também pode ser encontrado nas grandes cidades e áreas urbanas.

O que atrai o escorpião-amarelo?

Em ambientes urbanos, os escorpiões estão em busca do abrigo e alimento. Por isso, é mais comum que se encontre um desta espécie em local escuro, úmido, com entulho, frestas de paredes, roupas e calçados guardados.

Locais que tem muitas baratas também podem atrair o escorpião-amarelo. Este tipo de inseto é uma das principais fontes de alimento desta espécie. Por isso, qualquer local com entulhos, mal cuidados ou abandonados são perigosos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que acontece se você for picado?

Segundo o médico Drauzio Varella, quem é picado por um escorpião-amarelo sente dor intensa de forma imediata, sensação de agulhada. O local fica vermelho, inchado e inflamado, e isso pode permanecer assim por horas ou até dois dias.

Nas crianças os sintomas são mais graves, e podem ir de náuseas, vômitos até espasmos musculares, além do risco de morte. A gravidade de uma picada de escorpião-amarelo depende de quanto veneno é injetado na corrente sanguínea.

É preciso lavar o local com água e sabão, aplicar compressas frias, se for a perna ou braço picado mantenha elevado, beba bastante água e procure ajuda médica imediatamente. Se conseguir capturar o escorpião, leve também para que ele possa ser identificado, isso ajuda no tratamento.

Continua depois da publicidade

Leia também

Essas árvores frutíferas podem atrair cobras, escorpiões e até causar acidentes

Cobra-de-cílios: a serpente que usa beleza como arma