A Prefeitura de Florianópolis emitiu 65.595 documentos automatizados por meio da plataforma GeoFloripa ao longo do último semestre. A ferramenta digital reúne dados geoespaciais e oferece diversos serviços ligados ao planejamento urbano e territorial da cidade. Com funcionamento 100% online e sem necessidade de intervenção manual, o sistema tem promovido maior eficiência, agilidade e transparência nos atendimentos à população. Durante o período, a redução do tempo de espera da população chega a três meses.
Continua depois da publicidade
Consultas mais demandadas e benefícios à população
Entre janeiro e junho de 2025, foram emitidas automaticamente mais de 27 mil Consultas de Viabilidade para Construção, 16 mil Consultas Ambientais, 14 mil Certidões de Confrontantes e mais de 7 mil Consultas de Viabilidade para Instalação. Esses números refletem a crescente adesão dos cidadãos e profissionais da área técnica à plataforma, que oferece informações atualizadas em tempo real e elimina a necessidade de trâmites presenciais ou burocráticos.
A automação tem gerado impactos diretos na vida da população, ao reduzir significativamente o tempo de espera por documentos e minimizar a probabilidade de erros de digitação, cálculo ou inserção de dados incorretos. Além disso, ao permitir a emissão instantânea de certidões e consultas, o sistema fortalece o desenvolvimento urbano ordenado e facilita o trabalho de engenheiros, arquitetos, empresários e demais profissionais que atuam no planejamento territorial da capital catarinense.
Investimento em tecnologia e transparência pública
Segundo a Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis, o desempenho positivo do GeoFloripa é resultado de um trabalho contínuo de investimento em tecnologia e atualização dos mapas oficiais da cidade. Os investimentos da Prefeitura na atualização dos mapas oficiais são constantes, e isso reflete diretamente na qualidade das informações divulgadas. Trata-se de uma questão de desburocratização, desenvolvimento econômico, controle social e compartilhamento de informações.
A plataforma pode ser acessada por qualquer pessoa por meio do link bit.ly/emissoesgeofloripa, onde estão disponíveis as ferramentas de emissão e consulta de documentos.
Continua depois da publicidade
Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.