O venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, considerado pelo Guinness como o homem mais velho do mundo, morreu nesta terça-feira (2) aos 114 anos. O agricultor, conhecido como “Tio Vicente”, nasceu em El Cobre, estado de Táchira, em 27 de maio de 1909.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Juan Vicente foi oficialmente confirmado como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro prestou condolências ao homem dizendo:

— Juan Vicente Pérez Mora transcendeu para a eternidade aos 114 anos […] Ele deu à Venezuela o Recorde Guinness por ser o homem mais velho do mundo.

Segundo o World Guiness Records, o segredo de Juan Vicente para uma vida longa era “trabalhar duro, descansar nos dias de folga, ir para a cama cedo, beber um copo de aguardente todos os dias, amar a Deus e sempre carregá-lo em seu coração”. 

Continua depois da publicidade

Veja fotos de Juan Vicente

A vida do homem mais velho do mundo

Juan Vicente Pérez Mora foi o nono de dez filhos de Eutiquio del Rosario Pérez Mora e Edelmira Mora. Em 1914, mudou-se com sua família para Los Pajuiles, uma vila em San José de Bolivar. 

Aos cinco anos de idade, Tio Vicente começou a trabalhar com seu pai e seus irmãos na agricultura e ajudava na colheita de cana de açúcar e café.

Aos 10 anos de idade, ele começou a frequentar a escola local, mas apenas por cinco meses, pois seu professor ficou doente. Felizmente, Juan aprendeu o básico da leitura e da escrita graças a um livro dado a ele pelo professor.

Continua depois da publicidade

O homem mais velho do mundo se tornou xerife em 1948, aos 39 anos, ao mesmo tempo em que ainda trabalhava na agricultura.

Juan casou-se com Ediofina del Rosario García, quem ele considerava o amor de sua vida. Eles estiveram juntos por 60 anos, até que ela faleceu em 1997. O venezuelano era pai de 11 filhos e tinha mais de 40 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Último sobrevivente de navio afundado no ataque à Pearl Harbor morre aos 102 anos

Morte de servidor enquanto trabalhava em cemitério é alvo da polícia no Meio-Oeste de SC

Destaques do NSC Total