O empresário Luciano Hang, dono da loja de departamentos Havan, iniciou um processo com o ator Tuca Andrada, conhecido por personagens famosos em novelas da TV Globo, como o Zóio Furado, de Cordel Encantado. O motivo envolve comentários e publicações consideradas ofensivas feitas por Tuca nas redes sociais após um incêndio em uma estátua da Havan em Petrolina, Pernambuco, em setembro de 2024.
Continua depois da publicidade
Na publicação, feita na rede social X (ex-Twitter), Tuca chama Luciano Hang de “periquitinho patriota”, e diz que o empresário terá prejuízo se a “moda pega”, em referência ao incêndio.
Para Hang, o comentário ultrapassa “o campo da crítica e passa a incentivar a prática de crimes, apenas por divergência de pensamento”. O empresário classifica o episódio como “inadmissível” e afirma que não aceita incitação à violência e à criminalidade.
— Sou chamado diariamente de apelidos pejorativos e nunca me importei com isso. O que não vou aceitar é que incentivem militantes a praticarem crimes, como colocar fogo em patrimônio privado, só porque pensam diferente — disse.
Hang afirma que espera “que a justiça seja feita”, já que a ausência de punição “estimula novos episódios de violência e intolerância”.
Continua depois da publicidade
— Não podemos normalizar o errado. A internet não é terra sem lei […] Se essas atitudes não forem coibidas, mais casos vão se repetir: mais estátuas queimadas, mais ‘ódio do bem’ e mais impunidade — disse.
Relembre o que Tuca Andrada disse
Se essa moda pega nosso periquintinho patriota terá prejuízo… pic.twitter.com/rtYxyOwlzq
— Tuca Andrada (@TucaAndrada3) September 23, 2025
Estátua pegou fogo
À época do crime, a estátua, incendiada na Avenida Honorato Viana, foi alvo de um inquérito policial para apurar quem poderia ter praticado o ato de vandalismo contra a estátua, segundo o g1. Da estátua, restou apenas a estrutura metálica.
Naquele dia, de madrugada, duas pessoas foram flagradas pelas câmeras de segurança da loja ateando fogo no monumento.
Continua depois da publicidade

