nsc
an

Serviço

O que abre e fecha no feriado de Finados em Joinville

Alguns serviços terão horário especial neste dia

30/10/2020 - 09h22 - Atualizada em: 30/10/2020 - 12h34

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Feriado será na próxima segunda-feira
Feriado será na próxima segunda-feira
(Foto: )

O dia 2 de novembro é tradicionalmente reservado para momentos de oração aos entes que já faleceram. Com a pandemia, o acesso aos visitantes nos cemitérios terá limitação em Joinville durante o feriado de Finados de 2020.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

O acesso de veículos ao interior dos cemitérios só será autorizado para idosos e pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. O horário será das 7 às 18 horas nesta segunda-feira em cemitérios municipais.

Normalmente, em outros anos, muitos cemitérios mudam seu horário de funcionamento e se preparam para receber o público que vai até os jazigos para a realização de seus rituais, como acender velas ou participar de missas durante o dia.

Além disso, por conta do feriado os horários de atendimento em comércios e serviços públicos terão alteração. Muitos serviços municipais, no entanto, atenderão em sistema de plantão. Confira: 

SAÚDE

· Hospital Municipal São José: funcionamento normal 24 horas.

·UPA Leste (Aventureiro): funcionamento normal 24 horas. Unidade é referência no atendimento à Covid-19.

·UPA Sul e Pronto Atendimento Norte (PA Norte Costa e Silva): atendimento 24 horas

·Samu: funcionamento normal 24 horas.

·Unidades Básicas de Saúde: fechadas no dia 2 de novembro.

·Centro de Triagem da Covid-19, na Tupy: fechado no dia 2 de novembro.

·O serviço de Web-Saúde e Ligue-Saúde não estarão atendendo no dia 2 de novembro. Retornam no dia 3, pelo número 3481-5165, das 7 às 20 horas. Quem responde são equipes formadas por médicos e enfermeiros.

·Policlínica Boa Vista: sem atendimentos no dia 2 de novembro.

·Centrinho Luiz Gomes: sem atendimento no dia 2 de novembro. Reabre no dia 3.

· Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (NAIPE): sem atendimento no dia 2 de novembro.

· Centro de Atenção Psicossocial 3: atende apenas os casos em andamento no serviço.

· CAPS 2, CAPS IJ e CAPS AD: fechados no dia 2 de novembro.

EDUCAÇÃO

No dia 2 de novembro, as escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Educação Profissional estarão fechados. No feriado nacional, também não abrem a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin (Centro) e Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Ohde, em Pirabeiraba.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil se mantém de plantão. O contato para situações de emergência pode ser feito pelo número 199, assim como pelo telefone (47) 9.8910.9056.

TRÂNSITO

Nos dias 1º e 2 de novembro, o plantão dos agentes de trânsito será das 7 às 19 horas. No dia 1º serão atendidas as ocorrências geradas pela Central 153. No dia 2, estará em serviço um efetivo maior, com rondas nos cemitérios para garantir a segurança e fluidez no trânsito. Contatos pele telefone 153, ou pelo WhatsApp (47) 9.8831.0516.

MEIO AMBIENTE

A equipe de Unidade de Fiscalização estará de plantão, das 8 às 18 horas, pelos telefones (47) 9.8817.0839 e 9.8807.8159. A fiscalização estará focada nos flagrantes de construção em área de preservação permanente, grande terraplanagem sem licença, grande supressão de vegetação, situação extrema de maus tratos (risco de morte), demolição de imóveis tombados ou Unidade de Interesse de Preservação, grande queimada e poluição hídrica.

COLETA DE LIXO

No feriado do dia 2 de novembro, os serviços de coleta de resíduo e coleta seletiva funcionam normalmente, conforme horários de cada região.

RESTAURANTES POPULARES

Os restaurantes populares Herbert de Souza, no Bucarein, e Zilda Arns, no bairro Adhemar Garcia, estarão fechados no dia 2 de novembro. Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, no Herbert de Souza é servido kit café da manhã e marmita de almoço. No restaurante Zilda Arns também continua sendo fornecida marmita para o almoço dos usuários.

TRANSPORTE COLETIVO

No dia 2 de novembro, segunda-feira, os ônibus do transporte coletivo urbano de Joinville não irão circular. Para mais informações sobre horários e itinerários, acesse onibus.info, ou entre em contato pelo 0800 47 5001 (a ligação é gratuita).

ÁGUAS DE JOINVILLE

No dia 2 de novembro, a Companhia Águas de Joinville segue com atendimento on-line e por telefone. Solicitações de serviços podem ser feitas pelo telefone 115, pelo site www.aguasdejoinville.com.br, ou via WhatsApp, número (47) 9.9771.8115. Estes canais atendem 24 horas, todos os dias.

AUTOSSERVIÇOS

Disponível para solicitação de serviços eletrônicos 24 horas, realizados por meio da opção de Autosserviço, pelo site www.joinville.sc.gov.br. As respostas serão retomadas no dia 3 de novembro.

OUVIDORIA

A ouvidoria da Prefeitura de Joinville não terá expediente no feriado de 2 de novembro. Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, a equipe continua atuando de forma remota, respondendo pelo formulário eletrônico. Por isso, o telefone 156 não está funcionando, no momento.

CEPAT

No dia 2 de novembro, não tem atendimento. Nos demais dias, de segunda a sexta-feira, o atendimento é feito por ordem de chegada, das 8 às 14 horas, sendo atendidas apenas as pessoas da vez.

PROCON

O Procon de Joinville estará fechado no dia 2 de novembro. O Procon orienta a quem necessitar registrar uma reclamação, utilizar os SACs das empresas, por e-mail ou protocolo de atendimento telefônico. O consumidor também pode fazer sua reclamação pelo site www.consumidor.gov.br. Nos demais dias, o Procon de Joinville está atendendo por telefone (151 ou (47) 3481.5240, ou presencialmente, com hora marcada, das 10 às 16 horas.

PARQUES

· Parque Zoobotânico: Aberto no dia 2 de novembro, das 10 às 16. Entrada somente com uso da máscara.

· Mirante do Morro da Boa Vista: Acesso ao mirante e à torre de contemplação abertos, no dia 2. O elevador está funcionando. Obrigatório uso de máscara.

·Parque Natural da Caiera e Parque Morro do Finder: Ambos abertos no dia 2 de novembro, das 7 às 17. Obrigatório uso de máscara.

·  Parque São Francisco, Parque Porta do Mar e Parque da Cidade: abertos. Recomenda-se o uso de máscara e o distanciamento entre pessoas.

CULTURA

Os museus e Centrais de Atendimento ao Turista (CATs) permanecerão fechados. Também não haverá atendimento ao público nos equipamentos culturais municipais de Joinville, Arquivo Histórico, e Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado.

MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL

Na segunda-feira, 2 de novembro, o Mercado Público Municipal irá funcionar das 7 às 13 horas.

CENTRO COMERCIAL EXPOVILLE

As lojas do Centro Comercial Expoville estarão abertas normalmente, das 9 às 18 horas.

Hipermercados

Giassi

8h às 20h

Angeloni

8h às 22h 

Condor

8h às 21h

Fort Atacadista

7h as 22h 

Shoppings 

Cidade das Flores

Alimentação: das 10h às 18h

Lojas: das 12h às 18h

Garten

Alimentação: das 10h às 22h

Lojas: das 14h às 20h

Mueller

Alimentações: das 10h às 22h

Lojas: das 14h às 20h

Comércio de rua e Sábado Mais

As empresas representadas pelo Sindilojas de Joinville e região poderão abrir suas portas no feriado de finados (2/11/2020), conforme acordado em Convenção Coletiva de Trabalho.

A CDL Joinville e o Sindilojas estão divulgando o Sábado Mais de novembro. Será no dia 7/11 e, quem optar por abrir neste dia, pode fazer o atendimento até as 17 horas.

Colunistas