nsc
hora_de_sc

1º de Maio

O que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Florianópolis

Comércio vai poder abrir as portas para amenizar perdas durante a quarentena. Outros serviços terão horários especiais

30/04/2020 - 16h02 - Atualizada em: 30/04/2020 - 16h19

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Coronavírus Florianópolis
(Foto: )

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado neste 1º de maio, deve ser um pouco diferente dos anos anteriores nesta sexta-feira. A quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina ainda afeta o funcionamento de vários serviços, e o comércio que ficou fechado por algumas semanas deve abrir as portas e aproveitar um dia a mais de trabalho para tentar amenizar as perdas econômicas.

Em Florianópolis a prefeitura divulgou a relação de serviços, e entidades de classe também emitiram comunicados sobre a abertura ou não de lojas, bancos e supermercados na Capital. Confira:

Supermercados

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) comunicou que todos os mercados podem funcionar normalmente neste feriado de 1º de maio. O feriado é tratado como facultativo, e cada loja pode funcionar no horário pretendido.

Comércio

O Sindicato do Comércio Varejista de Florianópolis e Região (Sindilojas) decidiram que, excepcionalmente, o comércio de rua vai poder abrir as portas neste Dia do Trabalhador. Foi feito um termo aditivo na Convenção Coletiva da categoria permitindo o funcionamento das lojas. A justificativa do Sindilojas é de que o dia extra de funcionamento pode fazer a diferença no faturamento dos comerciantes após o período de portas fechadas pela quarentena.

Transporte coletivo

O transporte coletivo em Florianópolis segue suspenso, assim como em toda Santa Catarina, por decreto do Governo do Estado durante a pandemia do coronavírus. O transporte especial para os trabalhadores da saúde vai circular normalmente.

Coleta de lixo

A Comcap informa que não haverá coleta de resíduos sólidos em Florianópolis nesta sexta-feira, 1º de maio. O serviço será feito normalmente no sábado e domingo.

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas nesta sexta-feira (1º). Para atendimento específico relacionado ao Auxílio Emergencial do governo federal, algumas agências da Caixa Econômica vão abrir no sábado (2).

Saúde

O Alô Saúde Floripa atenderá normalmente, 24h, pelo telefone 0800 333 3233. As unidades de pronto atendimento (UPAs) também seguirão funcionando 24h por dia. A Vigilância Epidemiológica Municipal atenderá em regime de plantão para monitoramento e investigação de casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

A Dibea, Centros de Saúde, pontos de vacinação contra a gripe e drive-thru de testagem do Coronavírus não vão funcionar no feriadão. Todos esses serviços retornam ao funcionamento normal a partir da segunda-feira (4).

Procon

Não haverá fiscalização do Procon municipal, mas os consumidores que tiverem alguma queixa poderão encaminhar denúncias e documentos pelo email fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br.

Pró-Cidadão

O Pró-cidadão não atenderá no feriado. Os atendimentos, que vêm sendo feitos somente via agendamento prévio, retornam na segunda-feira (4). Os contatos são: email, pelo gdrprocentro@gmail.com e fones: (48) 3251.6416 / 6417 / 6418 / 6419.

Defesa Civil de Florianópolis

A Defesa Civil do município também funcionará em regime de plantão para atendimento de emergência. Basta ligar para o telefone 199.

Somar Floripa

Não haverá recebimento de doações para as campanhas da rede solidária Somar Floripa na Passarela do Samba Nego Quirido. O atendimento às pessoas em situação de rua segue normalmente no local, em parceria com entidades.

Colunistas