O dia da Proclamação da República é comemorado nesta terça-feira, 15 de novembro. A data marca os 133 anos desde que o Brasil deixou de ser uma monarquia. Por conta do feriado, serviços de saúde, horários de ônibus e a abertura do comércio podem ter alteração. Confira a abaixo como ficam as três principais cidades de SC.

Continua depois da publicidade

Veja como ficam os serviços em Joinville no feriado

Veja como ficam os serviços em Florianópolis no feriado

Veja como ficam os serviços em Blumenau no feriado

Continua depois da publicidade

Veja como ficam os serviços em Joinville no feriado

As escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) estarão fechados nesta segunda (14) e terça-feira (15), assim como o Centro Pop, os Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Procon.

O Hospital Municipal São José, UPA Leste, UPA Sul e PA Norte e o Samu terão atendimento normal nos dois dias do feriado. A Defesa Civil funcionará em regime de plantão, assim como a Polícia Civil. A coleta de lixo será feita normalmente.

Na terça-feira, os ônibus funcionarão com horários de sábado.

O que abre e fecha em Joinville no feriado da Proclamação da República

Veja como ficam os serviços em Florianópolis no feriado

O Alô-Saúde e as unidades de pronto atendimento (UPAs) seguirão funcionando 24h por dia. Na terça-feira (15), não haverá vacinação na cidade, nem coleta de lixo (com exceção das áreas tercerizadas) . Além disso, no dia do feriado os ônibus vão circular com horário de domingo

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil está disponível para emergências pelo telefone 199 e a Guarda Municipal também, pelo telefone 153.

O Mercado Público terá horário de atendimento diferenciado na segunda e na terça-feira, com as peixarias abertas das 7h às 12h e alimentação, das 11h às 17h.

Veja o que abre e o que fecha em Florianópolis no feriado da Proclamação

Veja como ficam os serviços em Blumenau no feriado

Em Blumenau, os ônibus terão 120 horários extras no dia do feriado. A coleta de lixo segue normalmente durante o dia 15.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (14), as Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais (AGs) estarão fechados e não haverá vacinação na cidade. Na terça, apenas o AG do Centro atenderá a população, das 7h às 18h.

Quanto ao comércio, de acordo com o Sindilojas, cada estabelecimento poderá decidir sobre o funcionamento no feriado de 15 de novembro. Ou seja, as lojas podem abrir normalmente, desde que os proprietários façam a adesão às normas relativas ao trabalho em feriados previstas nas Convenções Coletivas de Trabalho.

O que abre e fecha em Blumenau no feriado de 15 de novembro

Leia também

Feriado da Proclamação em SC tem operação especial nas rodovias; veja horários de pico

Apesar da chuva de segunda-feira, semana deve ser de sol e tempo firme em SC

Destaques do NSC Total